RMVale

Chuva forte causa muitos estragos por São José dos Campos

Região Leste foi a mais afetada, enfrentando falta de energia e queda de árvores

Escrito por Felipe Viana

30 OUT 2022 - 00H43 (Atualizada em 07 NOV 2022 - 11H13)

Arquivo Pessoal/ Solange Elias

As fortes chuvas do fim da tarde e início da noite deste sábado (29) causaram estragos por toda a cidade de São José dos Campos. A região leste foi uma das mais afetadas, mas há relatos de caos causado pela região sul, central e norte.

Entre quedas de árvores e energia, até alagamentos foram registrados pela maior cidade da RMVale. Prefeitura, Defesa Civil e EDP Bandeirantes já estão na rua trabalhando para resolver os problemas.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FZRHExhymUn5bSqNIKqHyG

SUSTO NO CENTRO

Um poste se partiu ao meio próximo ao banhado após a rajada de vento que trouxe as chuvas para a cidade. O acidente aconteceu em frente a um dos pontos de ônibus da Avenida São José.

Arquivo Pessoal/ Guilherme Reis
Arquivo Pessoal/ Guilherme Reis
Monte Castelo, na região central, sofreu com fortes ventos


O incidente não causou falta de energia na região, mas trouxe susto e medo para quem passava ou mora próximo ao local. O poste ficou pendurado pela fiação, enquanto os cabos de aço do interior dele ficaram retorcidos e pedras de diversos tamanho ficaram espalhados pelo chão.

Arquivo Pessoal/ Guilherme Reis
Arquivo Pessoal/ Guilherme Reis
Poste fica pendurado em rua do Monte Castelo


Na Praça João Pessoa o tapume de lata que fechava o local em frente à Igreja Matriz, que passa por obras, se soltou do suporte e ficou jogada no meio da via. Os carros que passavam pela região tinham dificuldades em desviar das duas placas que estavam no local. Além disso, há relatos de quedas de árvores por todo o centro, principalmente pela Avenida Nelson D’Ávila.

Arquivo Pessoal/ Guilherme Reis
Arquivo Pessoal/ Guilherme Reis
Árvore tombou totalmente no Monte Castelo


Na Rua Oscar da Silva Santos, no Monte Castelo um poste entortou com a força do vento e não caiu totalmente por conta dos fios e pela estrutura do mesmo, preso na calçada. Outra árvore de grande porte, na mesma rua, tombou totalmente na via.

BAGUNÇA E SUJEIRA NA ZONA NORTE

Por toda a zona norte galhos de árvores caíram, algumas em cima de carros estacionados pelas ruas. Pela Avenida Olivo Gomes, próximo ao Parque da Cidade e no Altos de Santana as vias estavam cheias de folhagem e pedaços de galhos de árvores. O local foi pouco afetado, pois dias antes o serviço de poda da Prefeitura de São José dos Campos havia passado pela região.

Além disso, há relatos de falta de fornecimento de água na região, que pode ter sido causado pelas constantes quedas de energia. O local sofre constantemente com a falta de fornecimento do serviço.

CAOS NA ZONA LESTE

O local com maior número de relatos de problemas causados pela forte chuva teve inundações, quedas de árvores e estruturas. Parte do teto da loja Havan, na Vila Industrial caiu, causando muito susto em quem estava no local.

Arquivo Pessoal/ Silvia Gallo
Arquivo Pessoal/ Silvia Gallo
Parte do teto da loja Havan caiu e destruiu parte da loja, principalmente na região dos caixas


A estrutura ficou pendurada próxima a rampa de acesso a loja e caiu sobre os caixas e a praça de alimentação, no piso térreo, fazendo com que a água entrasse e molhasse parte da loja e estourasse alguns vidros da fachada. Segundo informações iniciais, ninguém ficou ferido; a reportagem do MEON não conseguiu contato com a assessoria da empresa.

Arquivo Pessoal/ Silvia Gallo
Arquivo Pessoal/ Silvia Gallo
Salão da praça de alimentação da loja Havan ficou destruido e muito molhado


Além disso a via à frente do local ficou alagada, fazendo com que o trânsito no local ficasse parado e alguns veículos que tentaram atravessar a água ficassem ilhados.

Arquivo Pessoal/ Silvia Gallo
Arquivo Pessoal/ Silvia Gallo
Fachada da Loja Havan, na Vila Industrial fica deteriorada com os efeitos da chuva


Um prédio próximo ao local também sofreu com os fortes ventos. Em alguns apartamentos a porta de vidro, que separa a varanda do restante do imóvel foi arrancada e caiu, outras ficaram penduradas, tudo pela força do vento.

Arquivo Pessoal/Ana Júlia Ribeiro
Arquivo Pessoal/Ana Júlia Ribeiro
Praça do Jardim Ismênia com queda de muitos galhos


No Jardim Ismênia a chuva e o vento forte destelharam algumas casas, fazendo com que a água entrasse nas residências. Já no Jardim Motorama, bairro bem arborizado, também sofreu com quedas de árvores, algumas que fecharam totalmente as vias, fazendo com que os moradores usassem motosserras por conta própria para liberar o local.

VELHO PROBLEMA NA ZONA SUL

No Jardim Morumbi um condomínio também teve parte do estacionamento alagado. Este é o mesmo condomínio que, meses atrás também teve o mesmo problema durante outra forte chuva.

QUEDAS DE ENERGIA

Todas as regiões tiveram queda de energia elétrica. No Ginásio Linneu de Moura, onde aconteceu a partida entre São José Basketball x Unifacisa, pelo NBB, o fornecimento foi interrompido três vezes em menos de 10 minutos durante o vendaval que trouxe a chuva, pegando a torcida que deixava o ginásio surpresa e assustada.

Em outras regiões, as quedas de árvores contribuíram com a falta do serviço, em outros casos somente a chuva e a ventania causaram o problema. A EDP, concessionária que atende a cidade, registrou alto número de procura por atendimento segundo a nota oficial da empresa.

"A EDP informa que o temporal que atingiu o município de São José dos Campos no início da noite deste sábado, 29, provocou um aumento considerável no número de ocorrências de interrupção de energia em todas as regiões da cidade. Devido à chuva forte a rede elétrica sofreu diversos danos externos, sendo afetada com a queda de árvores e postes sobre a fiação.

A empresa ressalta que reforçou, de imediato, o atendimento e as equipes técnicas seguem em campo para normalizar o sistema, que já está sendo restabelecido gradativamente.

A concessionária reitera que a rede elétrica aérea está sujeita a uma série de fatores externos como chuvas, descargas atmosféricas, vendavais e queda de objetos e árvores. Diante das características de tais ocorrências, a Distribuidora esclarece que o tempo para normalização das operações varia de acordo com a extensão dos danos causados ao sistema e muitas ocorrências são normalizadas automaticamente por meio do sistema de automação da rede elétrica", disse a empresa em nota.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Felipe Viana, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.