Por Meon Em RMVale

Cidades da RMVale já registraram quase 4.000 casos de dengue em 2020

Cruzeiro e Potim são as cidades com mais registros e somam mais de 2.000 casos

dengue_foto_divulgacao_fiocruz_agencia_brasil

Ao todo, as cidades somam 3962 casos confirmados entre os primeiros meses do ano

Divulgação/Agência Brasil 

Cruzeiro, Potim, Lorena e Guaratingueta são respectivamente as cidades da RMVale com mais casos confirmados de dengue, nos primeiros meses de 2020. Cruzeiro registrou 1.295 casos, Potim 1.000, Lorena 703 e Guará 504 confirmações.

Apesar dos dados, até o momento as únicas cidades que registraram mortes foram Taubaté e Cruzeiro. O primeiro caso aconteceu em 10 de fevereiro, com uma mulher de 30 anos, em Taubaté. E no segundo, em 14 de fevereiro, um idoso de 81 anos faleceu em Cruzeiro. 

Entre as ações de preveção da doença, a Prefeitura de Cruzeiro afirmou que ampliou o horário para atendimento dos casos suspeitos de dengue aos finais de semana e reforçou as ações de limpeza e autuação no combate à dengue.

Além disso,  a Secretaria de Saúde está trabalhando com imagens de drones para identificar possíveis focos de dengue na cidade, inclusive em terrenos particulares. Uma vez que são identificados, os proprietários são notificados e devem fazer a limpeza em até 48 horas. Caso contrário, são multados.

No começo de janeiro, a cidade decretou Situação de Emergência na Saúde Pública do Município. Atualmente, os bairros mais afetados foram Jardim América, Vila Loyelo e bairros adjacentes, Vila Suely e início da Lagoa Dourada, e o Centro nas proximidades da rodoviária.

Aparecida e Taubaté aparecem logo atrás no ranking, com 170 e 149 casos confirmados. Das cidades do Litoral Norte, Caraguatatuba lidera o número total de casos, com 84 confirmados.

São José dos Campos tem 67 casos confirmados até o momento. De acordo com a prefeitura, no mesmo período no ano passado foram registrado 45 casos da doença.

Entre as atividades promovidas pela prefeitura para o combate à dengue estão as Operações Casa Limpa, a criação de brigadas contra a dengue em cerca de 800 prédios públicos, atividades educativas e distribuição de materiais informativos.

Ao todo, as cidades somam 3.962 casos confirmados entre os primeiros meses do ano.

Confira a situação de algumas das cidades na região: 

Aparecida: 170 casos confirmados, nenhum caso suspeito

Caraguatatuba: 84 casos confirmados, nenhum caso suspeito

Cruzeiro: 1.295 casos confirmados, 81 casos suspeitos

Guaratinguetá: 504 casos confirmados, 320 casos suspeitos

Lorena: 703 casos confirmados, 582 casos suspeitos

Potim: 1.000 casos confirmados, 444 casos suspeitos

São José dos Campos: 67 casos confirmados, nenhum caso suspeito

Taubaté: 149 casos confirmados, 651 casos suspeitos 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.