No fim da última quinta-feira (30) uma tempestade atingiu as cidades do Litoral Norte e causou estragos em todas as cidades. De acordo com o Corpo de Bombeiros, eles foram acionados para 14 ocorrências e 32 pessoas foram resgatadas de locais ilhados.
Estavam previstos 120 mm de chuva entre os dias 29 de dezembro e 2 de janeiro, mas só no temporal de quinta (30) choveu 176,2 mm em algumas partes da ilha.
Na manhã desta sexta-feira (31) a prefeitura iniciou uma mega operação para limpeza e ajustes do que foi danificado na cidade. Foram registradas 22 ocorrências durante a chuva de enchentes, alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores em fios.
A Prefeitura informou que duas famílias precisaram sair de suas casas e foram realocadas, uma foi para casa de familiares e outra para a “Casa do Caiçara”.
A Defesa Civil divulgou que o clima vai continuar instável na região e com mais chuvas, por isso há risco de mais deslizamentos, desabamentos, enchentes e alagamentos. É necessário manter a atenção.
A Defesa Civil informou que a cidade está em estado de atenção devido às chuvas da última tarde, só no bairro do Perequê Mirim o acúmulo de chuva em uma hora foi de 96 mm. Em seis horas o acúmulo de precipitação foi de 141 mm na cidade.
A Prefeitura reforça que devido ao volume de chuvas o solo está encharcado, o que pode causar deslizamentos de terra e danos nas residências. Por isso, é necessário que a população fique alerta a qualquer sinal de risco, como trincas nas casas ou qualquer barulho diferente. Nesses casos é necessário acionar o 199 pelo telefone.
Duas turistas mulheres estão desabrigadas e foram alojadas pelo poder público. A Secretaria de Assistência Social já está mobilizando os equipamentos como Cras e Creas para prestar um suporte às famílias que tiveram suas residências atingidas.
A cidade foi a menos atingida da região. Registrou somente alagamentos em pontos isolados, que escoaram rapidamente. Houve apenas dois registros de quedas de árvores e uma queda de muro.
O acúmulo de chuvas na cidade nas últimas 24h foi de 106.1 mm.
Nas últimas 24h choveu o equivalente a 70% do esperado para todo o mês de dezembro. Ao todo a Defesa Civil estima que o acúmulo tenha sido de 185 mm.
Os principais problemas que foram detectados na cidade foram pontos de alagamento na região central, que tiveram como agravante a maré alta.
Desde a manhã desta sexta-feira (31) agentes da Defesa Civil percorrem as áreas de risco da cidade para avaliar as condições das casas e dos morros. A orientação é que se o morador sentir qualquer movimentação no solo ele saia de casa imediatamente e acione o 199.
1/7
Rubio ameaça resposta dos EUA após condenação de Bolsonaro
Secretário de Estado americano fala em “caça às bruxas”
MPF pede cancelamento de concessões da Jovem Pan
Condenação seria por suposta campanha de desinformação
Filme "O Agente Secreto" vai representar o Brasil no Oscar 2026
Longa vai concorrer como Melhor filme estrangeiro
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.