O serviço de coleta de lixo obteve a aprovação de 96,7% da população joseense. É o que aponta a pesquisa da Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), referente ao primeiro semestre deste ano, entre os 16 serviços públicos avaliados entre as cidades de grande porte.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Mantendo o nível de desempenho exemplar, a Prefeitura de São José dos Campos realiza o serviço de coleta de lixo comum, que ocorre em 100% do município a coleta seletiva em 100% da área urbana, além de São Francisco Xavier. O serviço em parceria com a Urbam (Urbanizadora Municipal) reflete na qualidade de vida dos moradores, tópico que, inclusive, está no topo da pesquisa.
O serviço registrou 766 pontos, três a mais que na outra amostragem, atingindo o Alto Grau de Satisfação pelo quarto período consecutivo. Tais resultados demonstram o compromisso da Prefeitura em manter a limpeza do município com eficiência.
A aprovação da maioria quase absoluta dos joseenses impulsiona a administração em continuar investindo em ações que garantam bem-estar, saúde e qualidade de vida para toda a população.
Ações
São José conta com 15 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) onde recebe gratuitamente materiais diversos como lâmpadas, pilhas, madeiras entre outros, onde o descarte é realizado em locais apropriados. A Urbam possui um programa abrangente de educação ambiental para orientar os moradores sobre a separação e destinação correta dos resíduos.
Mudanças na Taxa do Lixo
Atualmente, a taxa de lixo é cobrada junto ao carnê do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), mas o projeto propõe a alteração da lei que regulamenta a base de cálculo da cobrança.
No documento enviado à Câmara Municipal, o prefeito de São José argumentou que o objetivo da mudança é “fortalecer a política pública de coleta, tratamento e destinação dos resíduos a fim de beneficiar toda a população e promover maior equilíbrio fiscal e social”.
Com a aprovação, a base de cálculo da cobrança vai passar a seguir dois critérios:
o tamanho da área construída de cada imóvel, comércio ou indústria
o número de vezes que a coleta é feita por semana
Atualmente, a cobrança é dividida igualmente para os moradores de área urbana, com taxa de R$ 125,44. Com o projeto de lei, o valor subiria.
Para uma casa de 70 a 150 metros quadrados, com quatro coletas semanais, o valor deve passar para R$ 163,00 - um acréscimo de 29%.
Metodologia Indsat
O índice de satisfação da Indsat é calculado a partir da média ponderada das avaliações de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.
O resultado gera uma pontuação única, de 0 a 1.000 pontos, que classifica os serviços públicos em diferentes graus de satisfação.
A pesquisa ouviu 600 moradores com mais de 16 anos, considerando exclusivamente a percepção da população joseense. A margem de erro é de 4%, com intervalo de confiança de 95%.
RMVale: Confira agenda cultural do fim de semana
Destaque para o show de Jorge e Matheus na Vale Rodeio
Reunião de Temer, Paulinho e Aécio contou com Hugo e consultas ao STF
Encontro teve objetivo de discutir PL da Anistia
SP mantém gabinete de crise por calor extremo e risco elevado de incêndios
Alerta vai até domingo (21) em todo o estado
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.