Por Rodrigo Ribeiro Em RMVale

Com crise hídrica, shoppings de São José priorizam economia de água

Em um deles, economia chega a 1.5 milhão de litros de água por mês

20150211_cisterna_vale sul shopping_sjc_ (Foto: Julio Sonnewend)

Com cisterna, Vale Sul economiza cerca de 500 mil litros de água por mês

Foro: Julio Sonnewend

A atual crise hídrica que atinge o país, inclusive a região do Vale do Paraíba, tem motivado os shoppings de São José dos Campos a priorizarem ainda mais a economia de água. Além de algumas iniciativas, como por exemplo, o reuso de água da chuva, os centros comerciais pretendem criar novo projetos.

No Vale Sul Shopping, região sul da cidade, existe uma cisterna que economiza cerca de 500 mil litros de água por mês. "Pensando na atual crise hídrica do Estado, o Vale Sul trabalha com uma cisterna técnica onde são aglomerados diariamente cerca de 16.000 litros de água da chuva – aproximadamente 500.000 litros por mês", conta Emerson Nunes, gerente de operações do shopping.

Toda essa água, que também passa por uma fonte decorativa do centro de compras, é utilizada para regar o jardim do shopping, lavar o estacionamento, entre outras utilidades. Segundo Nunes, após o início da captação, houve uma economia no orçamento do shopping.

"O Vale Sul não só continuará captando água da chuva para reuso como tem outros projetos de economia de água em estudo. Mas podemos garantir que atualmente já não há desperdício. O shopping está atento à causa e se preocupa com as atuais condições hídricas", finaliza Nunes.

No CenterVale, centro da cidade, são reutilizados 1.500m³ de água por mês -o que representa 1.5 milhão de litros mensalmente. A água utilizada é tratada na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) instalada no próprio centro de compras e depois reutilizada na irrigação dos jardins, descargas de banheiros e lavação de piso.

“Com esta medida ambiental economizamos 40% na conta de água por mês; por ano são economizados 80 mil reais”, afirma o gerente de operações, Gilberto Brito. A ETE funciona 24 horas por dia e todos os dias da semana, sendo operada pelos funcionários da área de manutenção do shopping.

Até o fim de 2015, o centro de compras tem como objetivo expandir a reutilização da água para todas as descargas dos banheiros do shopping. Outra medida tomada pelo empreendimento foi implantar o redutor de vazão que economiza em até 30% a vazão de água nas torneiras dos sanitários.

Em novembro do ano passado, o Colinas Shopping, região oeste de São José, trocou os 20 mictórios dos banheiros masculinos por um modelo mais moderno e econômico. Os mictórios “secos” tem tecnologia inédita que favorece a economia de água, já que em suas válvulas de escoamento existe uma membrana que elimina a necessidade da descarga após o uso.

"Por não usar água em seu sistema, o mictório é de fácil instalação, já que não exige pontos de abastecimento hidráulico e nem válvulas de mictórios para seu uso. A praticidade ocorre também em sua manutenção, já que a membrana só deve ser trocada após aproximadamente 7.500 utilizações e o próprio sistema denuncia a necessidade através da descoloração do refil”, informa o shopping em nota.

O Colinas também possui torneiras eletrônicas com sensor e dispositivo economizador  que proporcionam redução de 60% no consumo de água. "Isso é possível porque as peças têm vazão controlada de 1,8 litros de água por minuto, ao contrário das torneiras manuais , que possuem vazão média de 5 a 10 litros por minuto" diz a nota.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Ribeiro, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.