O cardápio das festas juninas do Brasil é tradicionalmente repleto de opções ricas em açúcares: maçã do amor, pé de moleque, cocada, arroz-doce, entre outras delícias que, embora saborosas, podem colocar em risco a saúde dos dentes.
Em excesso, essas comidas criam o ambiente ideal para proliferação de bactérias, que produzem ácidos que danificam o esmalte dos dentes e causam cárie. Especialistas recomendam cuidados nessas comemorações.
De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, professora Patrícia Capellato, a acidificação na boca começa cerca de 20 minutos após a ingestão dos alimentos e, por isso, é necessário adotar hábitos para preservar o bem-estar. “Para participar das celebrações sem danos dentais, é importante ter moderação com as guloseimas, principalmente no caso de crianças, que também podem desenvolver problemas como gengivite e acúmulo de placas”, afirmou.
Durante a festa, é recomendado tomar água constantemente, para aumentar o fluxo salivar, e evitar a combinação de doces com refrigerantes, que altera os níveis de ácidos na boca e descalcifica o esmalte, além de prejudicar a saúde do organismo. A hidratação irá impedir, também, o surgimento de manchas nos dentes de adultos que consomem as bebidas típicas da festa junina, como vinho e quentão.
Pessoas que usam aparelhos ortodônticos, próteses dentárias ou implantes devem redobrar a atenção nessas ocasiões. As opções de comidas rígidas, como a rapadura ou o quebra-queixo, podem danificar a estrutura dessas peças, quebrar braquetes e atrapalhar ou prolongar o tempo de tratamentos. “Alimentos pegajosos também representam um risco nesses casos, porém, com cuidado e atenção na hora de mastigar, é possível aproveitá-los sem problemas”, considera.
Crianças com até seis anos, que ainda possuem dentes de leite, precisam da supervisão de pais ou guardiões no momento quando forem participar das comemorações de junho ou julho. “Como os pequenos ainda não atingiram a maturação completa da dentição, estão mais vulneráveis à degradação”, afirma a coordenadora. “Os responsáveis devem acompanhar a alimentação e a limpeza dos dentes dos seus filhos e, caso necessário, repetir a escovação”, completou.
Segundo a professora, todos devem realizar a limpeza completa após os arraiais, com pasta de dente e fio dental. “A higiene é o que irá impedir que haja inflamação nas gengivas e que outras doenças surjam na boca, como a periodontite e a gengivite”, concluiu. Em casos de cortes e fraturas, é imprescindível visitar um dentista o mais rápido possível.
Concerto Camerata Joseense acontece na sexta-feira (28)
Evento celebra os 5 anos do Instituto AFAM
Fábrica da RMVale investe em bem estar para colaboradores
Unidade Caçapava implementa programa de saúde mental e capacitação
Japão propõe acelerar abertura de mercado para carne bovina brasileira
Lula discute com premiê japonês medidas para viabilizar exportação
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.