Vestibular acontece entre os dias 13 e 16 de novembro
Divulgação
Entre os dias 13 e 16 de dezembro ocorre a prova do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). São 110 vagas, para um dos mais difíceis e concorridos vestibulares de engenharia do país.
Para auxiliar os candidatos a se prepararem para a prova e alcançarem a tão sonhada vaga, Thiago Costa, coordenador pedagógico da Turma ITA do Curso Poliedro elaborou uma seleção de dicas que o Meon divulga aqui.
Praticar e exercitar
O vestibular do ITA é famoso pela dificuldade de suas questões, algumas inclusive cobrando conteúdos que vão além do que é ensinado normalmente no Ensino Médio. ‘’Fazer muitos exercícios e buscar simulados de alto nível, que realmente exijam tanto quanto a seleção do ITA, são ações que precisam fazer parte do planejamento do candidato”, diz Costa.
Aprender com as provas de outros anos
Resolver, no mínimo, as questões e exercícios das provas dos últimos cinco anos do vestibular do ITA pode ser uma ação eficaz para conhecer o modelo da prova e treinar o tempo em que conseguirá realizá-la. As provas estão disponíveis no site.
Saber organizar os estudos e matérias
Normalmente os alunos que prestam ITA deixam um pouco de lado a preparação de matérias como Português e Redação, o que pode comprometer a aprovação. De acordo com Costa, o segredo é "saber equilibrar bem os estudos para apresentar um bom desempenho em todas as disciplinas’’, diz.
Para Daniel, o ITA é um sonho antigo
Reprodução / Facebook
Daniel Bretherick vai fazer a prova esse ano. Para ele o ITA é um sonho de longa data. "Quero fazer a prova desde meu 9º ano do ensino médio. Estou me preparando desde janeiro. A rotina é bem densa, levanto as 6h30 pra chegar ao cursinho por volta das 8h00, porque eu moro em Jacareí e faço o curso em São José dos Campos, onde fico até as 21h. Retorno pra casa e estudo até a meia noite. Tirando cerca de 40 minutos de almoço, os intervalos das aulas e o período gasto no ônibus, a rotina de estudo gira em torno de 13 horas diárias, de segunda a sábado e com simulados semanais no domingo pela manhã. A ansiedade se torna crescente agora com a reta final e com a prova cada vez mais próxima", conta.
Sobre o ITA
Localizado em São José dos Campos, o ITA é considerado uma das mais renomadas universidades do país. O Instituto disponibiliza vagas para os cursos superiores de engenharia eletrônica, civil-aeronáutica, computação, aeronáutica, mecânica-aeronaútica e aeroespacial, sendo referência nacional em todas as seis especialidades.
Para ingressar no ITA, é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio ou esteja no último ano do colegial e tenha, no máximo, 23 anos de idade no ano do vestibular.
A nota mínima do vestibular é de 40 pontos por matéria e 50 pontos de média geral, em uma escala de 0 a 100. Além disso, o candidato não pode zerar a redação e precisa acertar, no mínimo, 8 questões em 20 possíveis na prova de Inglês. "Trata-se de um concurso com altíssimo grau de exigência, realizado em fase única e duração de quatro dias, com provas das disciplinas Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa e Língua Inglesa”, explica Thiago Costa.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.