Entre quinta (17) e sexta-feira (18), o Instituto Alpha Lumen (IAL) e a Michaelis Foundation for GlobalEducation, em parceria com institutos de pesquisa, universidades de ponta, empresas e startups de tecnologia nacionais e internacionais, realizam a 5ª Edição do Science Days, em São José dos Campos. O evento é realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), das 9h às 16h30.
O Science Days foi inspirado no Dia do Espaço da Flórida, importante evento que visa a abrir oportunidades para a educação e a sensibilização sobre a importância da ciência e da tecnologia, indústria aeroespacial e seu impacto na economia. O evento recebe expositores, escolas e estudantes que se interessam pelo universo científico.
O cônsul americano no Brasil, Elmer EJ Richardson esteve presente e se mostrou muito empolgado com o engajamento dos estudantes na feira. “Nós do consulado estamos aqui para promover o estudo dos alunos nos EUA, para que eles possam participar de programas de pesquisa lá. Mas também para abrir espaço para grupos menos representados na ciência e na tecnologia``, afirmou Richardson.
Muito se fala sobre a necessidade de levar a tecnologia para todos os cantos do Brasil; ao prestigiar a feira, o cônsul acredita que o país está no caminho certo. “É muito bom ver a quantidade de crianças que têm o interesse na ciência, no espaço e na tecnologia. Muitos desses estudantes são meninas que sonham em trabalhar na Nasa e em outras agências espaciais. Acho isso muito bacana”, acrescentou.
1/40
A diretora e fundadora do Instituto Alpha Lúmen, Nuricel Aguilera, também esteve presente na quinta edição do Science Day, sediado no Cefe. Segundo ela, a busca do instituto é pela geração de oportunidades e impacto social em diversas áreas.
“Precisamos trazer nossas crianças para uma imersão em ciência e tecnologia. Queremos despertar vocações na criança. Em São José dos Campos, onde tudo é tão tecnológico, temos grandes empresas e institutos, isso precisa chegar aos estudantes”, afirmou.
A diretora ainda mencionou o senso de “democratização da ciência” que o evento traz, além de destacar a acessibilidade para alunos de todas as escolas. “Buscamos privilegiar e trazer crianças de escolas públicas. Mas também estamos abertos para as instituições particulares. Queremos que as escolas públicas tenham acesso e esse contato com essas personalidades, cientistas internacionais e nacionais”, enfatizou.
Nuricel também aproveitou para abrir aos colégios interessados a oportunidade de comparecer na Science Day nesta sexta-feira (18), último dia de palestras, exibições e oficinas do evento.
“Para quem não pôde vir hoje, a inscrição para amanhã de manhã e tarde está aberta. É importante se inscrever, já que por conta dessa questão de pandemia, as entradas estão limitadas. Mas vamos lá. Vamos trazer nossas crianças. E às nossas crianças, vamos para cima!”, convidou.
Além do consulado americano, há outros expositores presentes na feira, como o Uairrior, projeto de extensão de robótica da Universidade Federal de Itajubá pelo qual os alunos constroem robôs para participar de competições de combate. Representante do projeto no evento, João Luís, de 21 anos, é estudante de Engenharia de Materiais. “Nós estamos aqui na feira mostrando o que é a guerra de robôs. Esse é um esporte que a nossa equipe compete desde 2001”.
“Estou achando a feira fenomenal, estou podendo demonstrar o que eu amo fazer, o meu esporte para diversas pessoas que nunca ouviram falar e ficam curiosas, começam a seguir nas redes sociais e se interessam pelo assunto”, acrescentou João Luís.
Outro expositor é o estudante de Ciência e Tecnologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), João, de 23 anos, que marcou presença no estande para apresentar a universidade aos alunos que passavam pelo espaço. “Nós trouxemos alguns experimentos, como o canhão de ar, um que trata sobre o centro de massa e o Princípio de Kepler”.
Representante do Instituto Alpha Lumen, o aluno Gael, de 13 anos, afirmou que "as exposições estão muito bacanas, é um momento legal aproveitar esses momentos para conhecer um pouco mais sobre ciência”. Ele também aproveitou para chamar outros jovens a participar da feira.
Jovem morre afogado após pular de balsa em Natividade da Serra
Outras duas pessoas conseguiram se salvar
Bilionários da IA lançam projeto que atrai milhares a São Paulo
O projeto Worldcoin já reuniu mais de 400 mil pessoas na capital paulista
Suzano oferece 25 vagas para Jovem Aprendiz em Taubaté
As inscrições são gratuitas e vai até o dia 02 de fevereiro
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.