RMVale

Conta de luz atrasada? Saiba como negociar!

Escrito por Meon

13 JUL 2022 - 14H29 (Atualizada em 13 JUL 2022 - 17H25)

Está com a conta de luz atrasada? Saiba como funciona o corte de energia, qual o procedimento para negociar sua dívida com a distribuidora e como emitir a segunda via de fatura!

Mensalmente, a empresa de energia elétrica envia para a residência dos consumidores a conta de consumo referente aos últimos 30 dias de uso, a qual deve ser paga dentro da data de vencimento. Após esse período, o consumidor tem até 90 dias para negociar a conta de luz atrasada e evitar o corte do serviço.

Como funciona o corte de luz em caso de falta de pagamento?

De acordo com o Governo Federal do Brasil, quaisquer empresas que atuem no segmento de distribuição e geração de energia, ou seja, que ofereçam serviços essenciais para a população, não podem realizar o corte imediato do serviço se não houver pagamento até na data de vencimento da fatura.

A lei assegura que após a data de vencimento, o consumidor possui até 90 dias para efetuar o pagamento da conta de energia, atingindo o prazo de 3 meses de atraso, a empresa poderá efetuar o corte.

No entanto, para cortar o serviço, a empresa precisa notificar antes o consumidor, sendo o prazo de aviso mínimo 15 dias antes da data de corte, além de só poder efetuar o desligamento de segunda a quinta, dentro do horário comercial (9:00 às 18:00).

Para voltar a utilizar o serviço, o consumidor deve negociar dívida Enel e efetuar o pagamento ao menos da primeira parcela e da taxa para religar energia.

Qual o valor e prazo para a religação de energia elétrica?

O valor da taxa para realizar o serviço de religação de energia elétrica é de R $41,04 na Enel, sendo que o mesmo pode ser alterado de acordo com a empresa distribuidora de energia e sua região. Normalmente, o valor é cobrado na conta de energia do próximo mês.

Para que o serviço de energia seja reativado é preciso efetuar o pagamento de ao menos uma parcela da negociação de dívidas.

O prazo para religação de energia é de até 24 horas após a solicitação em dias úteis.

Como negociar sua dívida de conta de energia?

A seguir, vamos ensiná-lo como negociar dívida da conta de energia usando a empresa Enel como exemplo:

Negociar dívida com a Enel pela internet

Acesse o site Enel;

Selecione o Estado em que reside;

Na página inicial, desça até encontrar um menu com imagens informando os serviços disponíveis e clique na opção “parcelar fatura”;

Em seguida, a página será redirecionada para um menu em que deverá selecionar a opção “negociar débito”;

Clique em “avançar” e efetue o login com os dados solicitados para poder acessar o serviço de negociação Enel.

Se ainda não tiver acesso, clique em “criar acesso”, informe o e-mail, senha desejada, CPF/CNPJ do titular da conta e número de instalação (presente na parte superior da conta de energia).

Logo após, será possível visualizar as contas de energia em aberto e negociar dívida Enel para pagamento.

Negociar dívida Enel por telefone

Está com dificuldades para realizar a negociação de dívida Enel? A empresa disponibiliza a central de atendimento Enel telefone de emergência, SAC 0800 e ouvidoria, para que os consumidores possam esclarecer suas dúvidas, solicitar serviços como a negociação de débitos, entre outros.

Para atendimento é preciso ter em mãos o nome completo e CPF do titular mais o número de instalação.

Ligue para: 0800 72 72 120 – Horário de atendimento 24 horas.

Atendimento presencial Enel

A negociação de dívidas com a Enel também pode ser realizada de forma presencial em um dos postos de atendimento mais próximos de sua residência. Será preciso comparecer ao local dentro do horário de atendimento, portanto os seguintes documentos:

- Documento de identificação original com foto;

- CPF ou CNPJ do titular;

- Conta de energia do mês anterior.

Como saber qual o endereço Enel? Para localizar o posto de atendimento mais próximo de sua residência, acesse o site ou ligue para o telefone Enel.

Como emitir segunda via da conta de energia?

Ainda utilizando a Enel como exemplo, confira o passo a passo para emitir segunda via pelo site:

Acesse o site da Enel;

Informe o Estado em que reside: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Ceará;

Na página inicial, selecione a opção “segunda via de contas”;

Informe os dados solicitados para efetuar o login. Caso ainda não tenha acesso, clique em “criar acesso”, em seguida, digite o seu e-mail, crie uma senha, informe o CPF/CNPJ do titular e número da instalação.

Ao efetuar o login, será possível verificar as contas de energia pendentes de pagamento, copiar o código, realizar o download para impressão, ou enviar a segunda via Enel por e-mail.

Para mais informações sobre o serviço de negociação de dívidas ou segunda via de fatura, acesse o site da distribuidora de sua região, ou ligue para a central de atendimento.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.