Por João Pedro Teles Em RMVale

Empresas de ônibus criam cartilha de segurança para usuários em S. José

Assaltos a ônibus triplicaram na cidade; cobrador morreu em fevereiro

onibus_do_sistema_de_transporte_publico_de_sao_jose_dos_campos_foto_divulgacao_pmsjc

Evitar usar o celular e deixar itens de valor à mostra estão entre as dicas

Divulgação/PMSJC

Para tentar coibir a onda de assaltos a ônibus em São José, a Busvale, entidade que reúne as três empresas que operam o transporte coletivo na cidade, lançam, em março, a campanha educativa ‘Boa Viagem’, destinada a passageiros e funcionários do transporte urbano.

O objetivo, de acordo com a entidade, é oferecer orientações para garantir viagens mais seguras. A campanha conta com o apoio das polícias Militar e Civil.

Entre as ações, a Busvale distribuirá uma cartilha ilustrada com dicas práticas para usuários de ônibus. Já aos funcionários, serão oferecidos cursos, ministrados pela PM, com normas de segurança para cobradores e motoristas.

Desde o início do ano, de acordo com o Sindicato dos Condutores, 20 ônibus foram assaltados ou sofreram tentativas de assalto. O número é mais que o triplo do registrado no mesmo período de 2017.

Em um desses incidentes, o cobrador Sidney de Paula Bonfim foi morto com um tiro no peito enquanto fazia a linha 303 de um ônibus da viação Saens Peña. A tentativa de assalto aconteceu no dia 16, por volta das 22h, no bairro Jardim Imperial, zona sul da cidade.

Dicas
A empresa garante que as ações nasceram de uma série de reuniões com o comando da PM de São José e que a cartilha para segurança nos ônibus serão distribuídas em locais de grande circulação, como a rodoviária velha, a praça Afonso Pena, além do interior dos próprios veículos.

Leia MaisHomem é preso após perseguição e acidente na Oswaldo Cruz 40% dos eleitores da RMVale ainda não realizaram o cadastro biométricoBosque com 430 árvores no centro de São José vai virar estacionamento

Entre as dicas aos passageiros, a cartilha orienta que os usuários evitem deixar celulares, carteiras, dinheiro, correntes e outros artigos de valor à mostra durante as viagens. Outra dica é optar pelos pontos de ônibus mais movimentados e, em caso de uma movimentação estranha, deixar o veículo à primeira oportunidade.

“Nosso interesse é que o passageiro tenha sempre uma boa viagem em nossos ônibus. A campanha é mais uma etapa dessa missão”, afirma o diretor-executivo da Busvale, Rubens Fernandes.

A Busvale afirma ainda que irá encaminhar um ofício à Secretaria de Mobilidade Urbana, ao Sindicato dos Condutores e entidades de classe pedindo apoio à campanha.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.