RMVale

Cozinha moderna com ilha: 5 dicas para planejar a sua!

Pensando em transformar sua cozinha para ter momentos inesquecíveis? Descubra como montar uma cozinha moderna com ilha completa!

Escrito por Meon

20 ABR 2022 - 16H12 (Atualizada em 20 ABR 2022 - 16H33)

Pixabay

Uma cozinha moderna com ilha é uma tendência que vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente pela praticidade e funcionalidade que fornece aos moradores da casa. Isso se deve pela socialização mais aproximada e a necessidade de ter espaços mais versáteis.

Ultimamente, está cada vez mais presente a integração entre cozinha, sala de jantar e sala de estar, ou até de terraços e varandas. Dessa forma, o ambiente fica aberto e a socialização fica mais facilitada. O que antigamente era apenas um espaço de preparo de refeições, hoje se tornou um local para confraternizar momentos em família.

A ilha central torna tudo mais funcional e versátil, com os equipamentos e utensílios à mão, devido à agregação de armários e eletrodomésticos. E ainda com uma bancada grande, o preparo de refeições é mais prático, inclusive daquelas mais elaboradas como massas, bolos e tortas. Até possui espaço para realizar as refeições, ou ficar ali sentado em banquetas aguardando a produção.

Se você está buscando por ideias para se inspirar ou dicas para montar uma na sua casa, continue a leitura!

5 passos para planejar sua cozinha moderna com ilha

A cozinha moderna com ilha possui diferenciais que precisam ser implementados, e com um toque de decoração, o visual fica mais bonito e harmônico. Para começar, vamos deixar claro seu principal aspecto: a ilha. Muita gente confunde a bancada com uma ilha, porém são bem diferentes. Enquanto a bancada possui uma ligação com uma parede ou coluna, a ilha não é acoplada a uma estrutura ou móvel.

Pexels
Pexels


A partir disso, a ilha é o centro das atenções, com os demais móveis planejados ao seu entorno, proporcionando mais praticidade, integração, amplitude, organização e adição de assentos. Mas existem alguns tipos de modelos de ilhas, e aspectos que não podem ficar de fora em um planejamento de uma cozinha. Veja a seguir os critérios para você montar a sua!

Tamanho do local

Uma cozinha com ilha demanda um bom espaço para todos os componentes, sempre pensando na circulação. Lembre-se que terá a ilha ao centro, mais os armários entorno, e precisa sobrar espaço adequado para a realização das atividades do dia a dia. Você vai precisar de 0,70m de distância entre os armários e a ilha para uma circulação satisfatória.

O tamanho da ilha pode variar de acordo com o tamanho do ambiente, da mesma forma que a quantidade de armários. Porém, também precisa ter espaço para itens essenciais como fogão, pia, geladeira e bancada.

Freepik
Freepik


Tamanho e tipo da ilha

Pensando ainda como planejar uma cozinha, o próximo passo é pensar no tamanho adequado da ilha para o ambiente, além de escolher qual será o tipo mais funcional para suas necessidades diárias. Os tipos de ilhas para você optar são: ilhas com bancada simples, ilha com pia e/ou cooktop, ilha com nichos para utensílios e decorações, e ilha com mesa ou com bancada para refeições. Também pode ter diferentes níveis das superfícies, modelos com as laterais arredondadas e muito mais.

Móveis

Os armários planejados são ideais para criar uma cozinha moderna. Para obter todas as vantagens de uma ilha, é importante ter um bom planejamento pensando na praticidade, funcionalidade e comodidade. Vai querer gavetas ou portas na ilha? Também pense nos móveis ao entorno, para que traga um visual moderno, mas que atendam às suas necessidades. Pense também se vai precisar de muitos armários ou quer prateleiras para ficar os utensílios expostos?

Além disso, nas ilhas com espaço para refeições você vai precisar de assentos. Uma dica é optar por banquetas modernas para criar um ambiente mais funcional e prático, sem tomar espaço. Lembre-se de harmonizar este item com o estilo da cozinha para que fique um visual sofisticado.

Pexels
Pexels


Eletrodomésticos

O próximo passo é escolher os aparelhos como refrigeradores, fogões, fornos, microondas, lava-louças e adega. Vale optar por itens de boa qualidade, modernos e com funcionalidades que otimizam seu tempo e facilitam sua vida. A economia de energia também deve ser levada em conta.

Para tanto, no mercado existem diversos modelos de eletrodomésticos para cozinhas, com variadas funcionalidades, cores e potências. O legal é que alguns deles podem ser acoplados na ilha, como o cooktop, lava-louças e a adega. Assim distribui melhor esses equipamentos pelo ambiente, o que o torna funcional e com mais comodidade na preparação de refeições.

Freepik
Freepik


Iluminação

É essencial possuir uma boa iluminação em um ambiente, principalmente em uma cozinha. A dica é colocar em cima da ilha alguns pendentes com estilo moderno para compor um visual poderoso, e ainda conferem pontos de iluminação para auxiliar o uso da ilha.

Também podem ser colocados fitas de led nas bancadas, painéis de led no teto, entre outros. Dessa forma, o ambiente fica iluminado de forma eficaz, o que torna a usabilidade mais funcional. Conferir dicas de iluminação para a cozinha é fundamental para não errar no projeto!

A partir desses critérios é possível montar uma cozinha moderna com ilha completa. Não se esqueça de escolher um estilo que harmonize com os demais cômodos da casa. Escolha uma paleta de cores que te agrade, e opte por artigos de cozinha que façam uma composição de personalidade.

E por fim, desfrute de momentos inesquecíveis neste ambiente incrível, também conhecido, não à toa, como "coração da casa". Gostou do artigo? Você gostaria de ter uma cozinha assim? Conta aqui para gente. E compartilhe com seus amigos!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.