Com a chegada do período de estiagem, que se estende de maio a setembro, aumentam significativamente os casos de queimadas em áreas urbanas e rurais. A Defesa Civil faz um alerta à população: colocar fogo em lixo, mato seco ou terrenos baldios é crime ambiental e representa um risco grave à saúde, ao meio ambiente e à segurança da comunidade.
Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no whatsapp !
Durante esses meses, a vegetação seca e a baixa umidade do ar criam um cenário propício para a propagação rápida do fogo, muitas vezes iniciada por ações humanas intencionais ou negligentes. A fumaça gerada pelas queimadas pode agravar doenças respiratórias, especialmente em crianças e idosos, além de causar acidentes de trânsito ao reduzir a visibilidade nas vias.
A Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, está preparada para atuar em situações de emergência, mas ressalta que a prevenção é responsabilidade de todos. Evitar o uso do fogo como forma de limpeza é a principal forma de evitar danos maiores.
Receba as notícias do dia - clique AQUI
A população pode colaborar denunciando queimadas irregulares pelo WhatsApp da Defesa Civil: (12) 3652-9217. Em caso de emergência, os contatos são: 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros). Queimadas não são uma solução: elas destroem a biodiversidade, colocam vidas em risco e comprometem o equilíbrio ambiental. A conscientização da população é fundamental para que o município enfrente esse período crítico de forma segura.
Ex-comandante do Exército nega ter impedido ação da PM no 8 de Janeiro
General Júlio César prestou depoimento ao STF
Qualifica SP prorroga inscrições de 1,1 mil vagas gratuitas
Inscrições vão até domingo (25)
Sindicato e Brasil Crédito avançam em negociações sobre Avibras
Fundo de investimento atendeu algumas reivindicações
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.