As negociações entre o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e a Brasil Crédito Gestão Fundo de Investimentos e Direitos Creditórios tiveram importante avanço, nesta quinta-feira (22). Em mais uma rodada de negociação, esteve no centro das discussões o plano alternativo à recuperação judicial da Avibras, apresentado pela Brasil Crédito.
Na reunião de hoje, o fundo de investimentos atendeu às reivindicações feitas pelo Sindicato. Na próxima segunda-feira (26), às 12h, o plano será submetido à votação pela Assembleia Geral de Credores (AGC).
Os pontos referentes aos direitos trabalhistas incluem:
- reconhecimento do passivo trabalhista da Avibras pela Brasil Crédito;
- 90 dias de estabilidade para todos que retornarem à fábrica. Na transição para a nova empresa, esse tema será discutido novamente;
- acordo coletivo de trabalho com cláusulas sociais, conforme celebrado com a Avibras em 2023.
A Brasil Crédito é credora da Avibras e tem a intenção de adquirir a fábrica. Para isso, vai peticionar o plano alternativo no processo de recuperação judicial.
Histórico
Na última AGC, ocorrida dia 13, a Brasil Crédito apresentou um plano que não reconhecia as obrigações decorrentes de contratos anteriores da Avibras, exceto os salários e as multas por atrasos salariais.
O Sindicato considerou esse e outros pontos como prejudiciais aos trabalhadores e, por isso, pediu a suspensão da assembleia e abertura de nova negociação, que levou a Brasil Crédito a, agora, atender as reivindicações do Sindicato.
Nova assembleia
Se for aprovado na próxima Assembleia Geral de Credores, o plano passará para a fase de homologação pelo juiz de recuperação judicial.
Confirmando-se a aprovação do plano e o afastamento do atual proprietário da Avibras, João Brasil Carvalho Leite, será nomeado um interventor para ficar à frente da empresa; começa, então, o processo de transição. Neste período, continuam as negociações entre a Brasil Crédito e o Sindicato.
“Este foi um importante avanço para garantirmos os direitos dos trabalhadores. Ao longo destes três anos, o Sindicato não mediu esforços para lutar em defesa dos empregos, direitos e pela volta da principal indústria de defesa do nosso país. Quando forem retomadas as negociações, continuaremos com nossa firmeza na defesa dos trabalhadores", afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.
Ex-comandante do Exército nega ter impedido ação da PM no 8 de Janeiro
General Júlio César prestou depoimento ao STF
Qualifica SP prorroga inscrições de 1,1 mil vagas gratuitas
Inscrições vão até domingo (25)
Federação divulga tabela definitiva da Copa Paulista
Confira datas dos jogos do São José EC
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.