O primeiro satélite completamente projetado e operado pelo Brasil vai ser levado para a Índia, nesta terça-feira (22), onde será lançado para o espaço. O Amazônia 1 foi desenvolvido no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos. A ideia do equipamento é monitorar o desmatamento na região amazônica.
O satélite tem 14 metros de comprimento e precisou ser desmontado e levado para o Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf, em São José dos Campos, e sede da Embraer e do Inpe. Um avião da Emirates, companhia dos Emirados Árabes Unidos, será o responsável pelo transporte do equipamento. Essa é a primeira vez que um avião da companhia chega ao Vale do Paraíba.
O Amazônia 1 vai passar por Dacar, capital do Senegal, onde a aeronave será reabastecida e seguirá para Dubai, cidade sede da companhia aérea. Por fim o equipamento será levado para Sriharikota, cidade na Índia, onde será enviado para o espaço. O lançamento está programado para acontecer em fevereiro de 2021.
O satélite é o primeiro de Observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. A Missão Amazônia irá fornecer dados (imagens) de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento especialmente na região amazônica e, também, a diversificada agricultura em todo o território nacional com uma alta taxa de revisita, buscando atuar em sinergia com os programas ambientais existentes.
O equipamento ficará a uma altura de 752 quilômetros de altura e passará pelo país 14 vezes por dia. Os dados obtidos serão enviados para centrais de monitoramento em Cachoeira Paulista, Cuiabá (MT) e Alcântara (AM).
O prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, acompanhou o embarque do satélite, e fez uma transmissão ao vivo do aeroporto.
Vídeo: Especialista fala da Inteligência Artificial aplicada na Educação
Rafael Irio é o convidado do Podcast 'Meon Entrevista'
Número de mortos nas enchentes no Texas passa de 60
Resgate corre para salvar dezenas de pessoas ilhadas
Azul oferece 280 vagas para jovens no Programa Melhor Aprendiz
Oportunidades para estudantes de 16 a 21 anos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.