Em evento realizado nesta quinta-feira (3), o prefeito de São dos Campos, Felicio Ramuth (PSD), anunciou as novas regras de licitação do serviço de transporte público do município.
Atualmente, o sistema de transporte é operado por três concessionárias que possuem contratos até outubro de 2022. A gestão rescindiu o contrato com o Grupo Itapemirim, em decisão oficializada na última sexta (25).
A empresa foi a vencedora dos últimos dois lotes, mas não apresentou o contrato de compra dentro do prazo estipulado.
Felicio afirmou que a atual frota de ônibus está "aquém do que a cidade e os nossos profissionais desejariam operar". O novo sistema de operação apresentado pelo prefeito terá veículos 100% elétricos, com ar condicionado e com uma frota de aproximadamente 350 a 437 ônibus "padron".
"Seremos a primeira cidade do Brasil a ter uma frota 100% elétrica", afirmou o prefeito. Durante o evento, Felicio também anunciou que a comercialização de tarifas será realizada pela Urbam (Urbanizadora Municipal).
Felicio determinou que a Urbam (Urbanizadora Municipal) assuma a comercialização das tarifas do novo sistema, incluindo a bilhetagem eletrônica (cartão do transporte).
O pregão de licitação já foi publicado e terá abertura no dia 29 de março deste ano. A previsão é de que o novo sistema de transporte entre em funcionamento ainda este ano, com um prazo de cinco meses para a entrega dos veículos.
Em entrevista ao Portal Meon, Felicio Ramuth afirmou que o novo sistema "é uma mudança completa de paradigma. O aluguel destes veículos serão feitos através da própria prefeitura pela Urbam (...) além disso, a prefeitura fará uma licitação operacional, apenas da mão de obra que irá operar, e com isso, a gente deixa o sistema de concessão, atraindo novos "players" para o mercado, diferente dos operadores tradicionais, que já não mostraram interesse e preferem manter o sistema como está".
Ao ser questionado sobre a ausência de empresas na última licitação do transporte público, o prefeito respondeu que "nós queremos um modelo novo, onde tenha controle administrativo, das catracas , do dinheiro, e tudo isso será permitido, diferente dos sistemas de operação das empresas tradicionais". Ele também afirmou que a operação não terá um aumento exponencial nos gastos públicos.
Atletas de São José conquistam quatro medalhas no Parapan
Instituto Athlon brilha com três ouros, um bronze
São José avança na preparação para o Paulistão A2
Clube inicia segunda semana de treinos
Pinda pode ter aumento de IPTU em 2026
Projeto foi protocolado pela prefeitura na sexta-feira (7)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.