RMVale

Empreendedores passam a contar com o VIA Rápida, em São José

Viabilidade para abrir empresa será automática

Escrito por Meon

05 FEV 2024 - 15H54

Claudio Vieira/PMSJC

Os empresários de São José dos Campos receberam uma boa notícia nesta segunda-feira (5). A Prefeitura agora faz parte da operação da ferramenta VIA Rápida Empresa Municipal, da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo).

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Com essa integração, os empreendedores ganham acesso a uma plataforma ágil e intuitiva, possibilitando a obtenção da viabilidade automática sem a necessidade de análise humana.

Atualmente, a Sala do Empreendedor, responsável por atender interessados em instalar atividades na cidade, possui um tempo médio de análise de viabilidade de 2 horas, sendo reconhecida como uma das mais rápidas do país desde 2017.

A adoção da viabilidade automática reduzirá esse tempo para impressionantes 3 minutos, em conformidade com a Resolução Governamental 61/2020 do CGSIM (Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios).

São José dos Campos se destaca como a única cidade do estado, além da capital, a operar essa ferramenta entre municípios do mesmo porte. Isso é possível graças ao moderno Plano Diretor e Lei de Zoneamento, além de um sistema atualizado com todas as CNAEs (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) e inscrições mobiliárias a partir do Habite-se.

Essa conquista não apenas simplifica a vida dos empresários locais, mas fortalece o ambiente de negócios em São José dos Campos, incentivando o empreendedorismo e impulsionando ainda mais o desenvolvimento econômico na região.

A Sala do Empreendedor atende pequenos, médios e grandes empreendedores interessados em instalar suas atividades na cidade desde 1997.

Criada com o objetivo de trazer agilidade e desburocratizar o processo de implantação de empresas oferece acesso a serviços como inscrição municipal Rede SIM/Jucesp, alvará de funcionamento, verificação de processos administrativos, e integração com órgãos estaduais e federais envolvidos nos processos de registro.

Para empresas de baixo risco, o processo pode ser realizado online pelo sistema Rede SIM/Jucesp. O MEI (Micro Empreendedor Individual) pode ser obtido através do Portal do Empreendedor.

O suporte e orientação estão disponíveis na Sala do Empreendedor, localizada no 4º andar do Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h30, mediante distribuição de senha. O serviço também está disponível nas unidades do Ponto Rural no Alto da Ponte e São Francisco Xavier.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3947-8478.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...