RMVale

Estado de SP é obrigado a oferecer profissional para alunos PcD

Estudantes de rede pública estadual podem solicitar o serviço

Escrito por Meon

13 DEZ 2023 - 12H20 (Atualizada em 13 DEZ 2023 - 13H35)

UNINASSAU

Transitou em julgado uma ação civil pública ajuizada pelo promotor Fabrício Pereira de Oliveira que obriga o governo de São Paulo a disponibilizar profissional de apoio especializado na área da educação a todos os alunos da rede pública estadual que tenham deficiência e precisem do serviço.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va4C1AI3wtbCKopZhZ3E

Como não cabe mais recurso da sentença publicada em março deste ano, qualquer estudante pode executar a decisão, bastando apresentar uma avaliação pedagógica comprovando a necessidade de apoio especializado em sala de aula. Essa análise pode ser feita pela própria escola ou constar de documento pedagógico apresentado pelos responsáveis legais do estudante. O Poder Executivo estadual fica compelido a fornecer o profissional em 60 dias, sob pena de multa diária ou obrigação de arcar com custeio do ensino do aluno na rede privada.

A petição inicial do processo menciona inquérito instaurado para apurar eventuais falhas na educação inclusiva de Peruíbe. Pelo procedimento, foi possível verificar que, enquanto o município do litoral paulista conseguiu adequar sua política educacional ao atendimento satisfatório dos alunos com deficiência, o Estado não vinha oferecendo política pública efetiva a essa fatia dos estudantes, notadamente no que toca à oferta de acompanhante especializado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...