RMVale

Ex-moradores e militância se reúnem em frente ao antigo Pinheirinho para ato em memória à desocupação

Reintegração de posse em 2012 chegou aos jornais de vários países devido ao confronto com a polícia; terreno desocupado em 2012 continua improdutivo

Escrito por Ana Lígia Dal Bello

23 JAN 2022 - 09H52 (Atualizada em 23 JAN 2022 - 10H08)

Reprodução

Para marcar os dez anos de desocupação do Pinheirinho, ex-moradores e militantes se reuniram no sábado (22) em frente ao local que costumava abrigar entre 1.500 e 1.600 famílias. O encontro na região sul de São José dos Campos teve discursos de representantes dos moradores, de estudantes e de lideranças políticas.

Em dezembro passado, movimentos sociais já haviam se encontrado para relembrar o episódio e marcar o encontro de ontem.

O vereador de São Paulo, economista e professor universitário Eduardo Suplicy foi um dos que se juntaram ao ato pessoalmente no sábado de calor escaldante. 

Reprodução
Reprodução
Vereador e ex-senador de São Paulo, Eduardo Suplicy


Leia MaisCabeça d’água atinge Pinda e deixa banhistas presos perto do rio PiracuamaPrevisão do tempo: RMVale pode ter pancadas de chuva isolada neste domingoA reintegração de posse do terreno ao proprietário, Naji Nahas, empresário libanês radicado no Brasil desde 1969, foi marcada pelo confronto com a Polícia Militar, sob comando do então governador Geraldo Alckmin (PSDB), e ganhou as páginas de jornais do mundo todo.

Aproximadamente seis mil famílias chegaram a viver no lugar, cuja ocupação teve início em 2005. Vídeos do evento de ontem publicados por participantes mostram que, dez anos após a desocupação, o terreno continua vazio e improdutivo.


Reprodução
Reprodução
Terreno do Pinheirinho em 2022

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Lígia Dal Bello, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.