O trabalho de super heróis dos cães de resgate em missões de salvamento pode contar agora com um aliado inteligente. Trata-se de um colete tecnológico, desenvolvido na Fatec de São José dos Campos, equipado com câmeras e sensores para monitorar a saúde do cachorro e o ambiente onde ele será inserido.
O foco principal dos desenvolvedores deste sistema é garantir a proteção do cachorro, por meio do monitoramento das condições físicas e emocionais, além de aumentar a eficiência das operações.
O projeto multidisciplinar envolveu conhecimentos das áreas das indústrias 4.0, de Automação, de Tecnologia da Informação e coordenação da professora Vera Lúcia Monteiro do curso superior tecnológico de Logística. No total, foram três anos de pesquisas realizadas por professores e estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação e Logística.
A tecnologia foi testada e aprovada pela cadela Hope da unidade do Corpo de Bombeiros no Ipiranga, e doada para a instituição.
Os sistemas embutidos no equipamento permitiram a comunicação e geolocalização. As equipes de salvamento conseguem monitorar os batimentos cardíacos, oxigenação, pressão sanguínea e temperatura corporal do animal mesmo quando ele está fora do campo de visão.
Com base nestes dados, os monitores passam os comandos para o cachorro descansar, seguir ou retornar.
Mais inteligência e segurança
Outro dispositivo de segurança do colete tecnológico é o GPS que envia dados de localização geográfica e sinais de detecção de gases nocivos. As informações otimizam a operação de resgate porque evitam que os cães repitam percursos perigosos e também reduzem as ameaças de acidentes.
Além de resgate em acidentes, o equipamento pode ser utilizado nas operações de busca de drogas e bombas, e inclusive ser adaptado para uso em outras espécies como cavalos, por exemplo.
Suicídio entre mulheres acima dos 40 anos cresce no mundo
Especialistas apontam menopausa como fator de risco
Motorista morre após atropelar pedestre e bater em árvore em Pinda
Acidente aconteceu neste domingo (19)
Estatais acumulam déficit de R$ 18,5 bilhões no governo Lula
Correios lideram prejuízo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.