Por Felipe Kyoshy Em RMVale

Felicio assina convênio para receber 40 policiais da atividade delegada

Prefeito anunciou parceria pelas redes sociais nesta segunda-feira (24)

20140918_atividade_delegada_pm_policia_flavio_pereira_8

Prefeitura anuncia 40 homens da PM na atividade delegada em São José

Flavio Pereira/Meon

O prefeito Felicio Ramuth (PSDB) anunciou na manhã desta segunda-feira (24) em sua página no Facebook um convênio entre a prefeitura e o governo estadual para receber 40 policias militares da atividade delegada. De acordo com o prefeito, a medida vai reforçar a segurança na cidade.

Segundo a publicação, o convênio deverá ser oficializado no Diário Oficial do Estado e será colocado em prática nos próximos dias.

A atividade delegada, na qual a prefeitura paga policiais militares em período de folga para atuarem na segurança da cidade, foi implantada em São José em dezembro de 2013 e seguiu até agosto de 2015, quando foi suspensa pelo então prefeito Carlinhos de Almeida (PT).

“Serão 40 homens a mais por dia para prestar serviço em conjunto com a prefeitura, relacionado à perturbação de sossego, comércios irregulares. Policias, em suas horas de folga, nos ajudarão a ampliar o efetivo e trazer mais segurança”, comenta Ramuth em vídeo publicado nas redes sociais.

Em fevereiro, Felicio disse em uma reunião com lideranças das polícias Civil, Militar e Federal, que, durante quatro anos de governo, vai elevar o número do efetivo da atividade delegada para 150. O prefeito previu também um aumento no número de câmeras de monitoramento na cidade, passando de 500 para 700 equipamentos.

Leia MaisPrefeitura de São José regulamenta 'bico oficial' da Guarda Municipal
De acordo com o capitão da PM, Arlindo Albergaria Junior, o efetivo de 40 homens que passam a ficar disponíveis com a medida será utilizado em locais previamente estudados pela corporação.

“É muito positivo para a população. Afinal, é como se a gente contasse com uma operação especial por dia. Vamos trabalhar esse efetivo extra em pontos específicos, definidos por uma comissão formada pela polícia e pela prefeitura”, explica.

Violência

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública , São José teve um aumento de 19% no número de vítimas de homicídio doloso (quando há intenção de matar) e latrocínios (roubo seguido de morte) em 2016.

Foram 68 vítimas em 2015 e 81 em 2016. No mesmo período de comparação, roubos e furtos – incluindo roubo, roubo a banco, de carros e de carga – cresceram 18% no ano passado. Foram 13.849 casos em 2016 contra 11.699 de 2015.

Atividade da GCM

No início do mês, a prefeitura regulamentou a lei do ‘bico oficial’ da Guarda Civil Municipal, que permite que servidores a trabalharem no horário de folga. De acordo com a Secretaria de Proteção ao Cidadão, a atividade complementar deve começar em agosto.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Felipe Kyoshy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.