Por Rodrigo Machado Em RMVale

Felicio planeja repetir secretários no comando da prefeitura de São José

Nomes do primeiro escalão serão divulgados no início de dezembro

monta2

Anderson Farias, José de Mello e Sérgio Francisco Theodoro

Arte/Meon

A 40 dias para o início do novo governo em São José dos Campos, o prefeito eleito Felicio Ramuth (PSDB) faz mistério sobre nomes para a equipe de secretários para sua futura administração no Paço, a partir de 1º de janeiro. Não há data para a equipe do novo governo divulgar a lista com  os nomes do primeiro escalão.

Mesmo com a informação oficial de Ramuth, o que se vê nos bastidores da política é a especulação de nomes conhecidos e que atuaram nos governos Emanuel Fernandes (1997 a 2004) e Eduardo Cury (2005 a 2012), ambos do mesmo partido.

Em conversa com fontes, o Meon ouviu alguns nomes mais indicados e citados. José Liberato Júnior, que foi secretário da Fazenda nos governos Emanuel e Cury, é o mais cotado para voltar à mesma secretaria.  Ele terá o desafio de administrar a cidade com pouco dinheiro em caixa e queda na arrecadação. Na última sexta-feira (18), o atual secretário Josmar Nunes de Souza revelou que apenas 5% dos R$ 271,8 milhões destinados a investimentos são oriundos de receitas próprias da prefeitura.

O atual presidente do PSDB em São José, Anderson Farias Ferreira, desenvolveu papel de oposição durante os quatro anos do governo Carlinhos Almeida, e tem sido cotado para assumir a Secretaria de Governo.

Entre os nomes que podem voltar para a equipe do primeiro escalão, estão cotados o empresário e ex-secretário de Esportes, Sérgio Francisco Theodoro, e o ex-presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial) e ex-secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico, José de Mello Corrêa.

010_10

Felicio durante entrevista

Henrique Macedo/Meon

Durante visita ao Meon no último dia 3, Ramuth disse que estava terminando o projeto do novo desenho das secretarias. Estão previstas a extinção de algumas secretarias, fusão de outras e mudanças de ‘status’ para diretoria ou departamento.

“Estamos terminando a formatação das secretarias. Devemos ficar entre 12 e 14. Está mais para 12. O que existe é um novo desenho, vamos inovar nesse sentido e mudar a abordagem”, disse. “Serão novos e velhos nomes, vamos oxigenar para termos cinco ou seis novos secretários. Estamos buscando também na iniciativa privada. Queremos pessoas que se dedicam à cidade”, concluiu.

Atualmente, a prefeitura tem 21 secretarias, além do Fundo Social de Solidariedade, que é vinculado ao Gabinete e a Comunicação, que faz parte da Secretaria de Governo. São José ainda tem a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e a Urbam (Urbanizadora Municipal S.A).

Repercussão
Para a vereadora Dulce Rita (PSDB), independentemente da escolha dos nomes, o mais importante é o secretário ou a secretária ter a capacidade de ser ágil, ter articulação e conhecimento da área ou setor.

Leia MaisHospital Regional traz palestra sobre Diabetes em Taubaté'Experiência positiva só mesmo para o passageiro e o Uber', diz motoristaVereadores dão o recado: motoristas do Uber terão regras em São José

“Tem algumas secretarias que serão acumuladas, outras não. Ainda não sei quais são, mas vale lembrar que é preciso ter agilidade e deve ser inteligente, além de ter bom relacionamento com os funcionários de carreira e com a própria população”, disse. “O Mello conhece o mercado e o parque industrial da cidade. O Anderson tem conhecimento. O grande aprendizado dele não foram os oito anos no governo Cury, e sim os últimos quatro. Ele ajudou muito, foram muitas diversidades de pesquisas e problemas, desde a área da saúde até a administração, mas não me arrisco em afirmar algum nome agora”, completou.

Outro vereador da base governista é Juvenil Silvério (PSDB). Por telefone, ele contou que os nomes não foram divulgados porque é preciso bater martelo para o pacote de mudanças nas secretarias. “Assim que fechar, o prefeito vai chamar todos os partidos de base e vai discutir os novos secretários”, disse. “Os nomes que a reportagem colocou têm razão, porque são pessoas com capacidade técnica de gerenciamento. São nomes que foram testados e têm grande capacidade, mas qual secretaria que ocuparão ainda não se sabe”, concluiu.

Para o vereador Wagner Balieiro (PT), o ponto mais importante sobre as especulações é a continuação de projetos em execução. “Só precisa manter os projetos em andamento e cumprir o que prometeu na campanha e garantir o bom atendimento à população”, disse.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Machado, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.