Anderson Farias, José de Mello e Sérgio Francisco Theodoro
Arte/Meon
A 40 dias para o início do novo governo em São José dos Campos, o prefeito eleito Felicio Ramuth (PSDB) faz mistério sobre nomes para a equipe de secretários para sua futura administração no Paço, a partir de 1º de janeiro. Não há data para a equipe do novo governo divulgar a lista com os nomes do primeiro escalão.
Mesmo com a informação oficial de Ramuth, o que se vê nos bastidores da política é a especulação de nomes conhecidos e que atuaram nos governos Emanuel Fernandes (1997 a 2004) e Eduardo Cury (2005 a 2012), ambos do mesmo partido.
Em conversa com fontes, o Meon ouviu alguns nomes mais indicados e citados. José Liberato Júnior, que foi secretário da Fazenda nos governos Emanuel e Cury, é o mais cotado para voltar à mesma secretaria. Ele terá o desafio de administrar a cidade com pouco dinheiro em caixa e queda na arrecadação. Na última sexta-feira (18), o atual secretário Josmar Nunes de Souza revelou que apenas 5% dos R$ 271,8 milhões destinados a investimentos são oriundos de receitas próprias da prefeitura.
O atual presidente do PSDB em São José, Anderson Farias Ferreira, desenvolveu papel de oposição durante os quatro anos do governo Carlinhos Almeida, e tem sido cotado para assumir a Secretaria de Governo.
Entre os nomes que podem voltar para a equipe do primeiro escalão, estão cotados o empresário e ex-secretário de Esportes, Sérgio Francisco Theodoro, e o ex-presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial) e ex-secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico, José de Mello Corrêa.
Felicio durante entrevista
Henrique Macedo/Meon
Durante visita ao Meon no último dia 3, Ramuth disse que estava terminando o projeto do novo desenho das secretarias. Estão previstas a extinção de algumas secretarias, fusão de outras e mudanças de ‘status’ para diretoria ou departamento.
“Estamos terminando a formatação das secretarias. Devemos ficar entre 12 e 14. Está mais para 12. O que existe é um novo desenho, vamos inovar nesse sentido e mudar a abordagem”, disse. “Serão novos e velhos nomes, vamos oxigenar para termos cinco ou seis novos secretários. Estamos buscando também na iniciativa privada. Queremos pessoas que se dedicam à cidade”, concluiu.
Atualmente, a prefeitura tem 21 secretarias, além do Fundo Social de Solidariedade, que é vinculado ao Gabinete e a Comunicação, que faz parte da Secretaria de Governo. São José ainda tem a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e a Urbam (Urbanizadora Municipal S.A).
Repercussão
Para a vereadora Dulce Rita (PSDB), independentemente da escolha dos nomes, o mais importante é o secretário ou a secretária ter a capacidade de ser ágil, ter articulação e conhecimento da área ou setor.
“Tem algumas secretarias que serão acumuladas, outras não. Ainda não sei quais são, mas vale lembrar que é preciso ter agilidade e deve ser inteligente, além de ter bom relacionamento com os funcionários de carreira e com a própria população”, disse. “O Mello conhece o mercado e o parque industrial da cidade. O Anderson tem conhecimento. O grande aprendizado dele não foram os oito anos no governo Cury, e sim os últimos quatro. Ele ajudou muito, foram muitas diversidades de pesquisas e problemas, desde a área da saúde até a administração, mas não me arrisco em afirmar algum nome agora”, completou.
Outro vereador da base governista é Juvenil Silvério (PSDB). Por telefone, ele contou que os nomes não foram divulgados porque é preciso bater martelo para o pacote de mudanças nas secretarias. “Assim que fechar, o prefeito vai chamar todos os partidos de base e vai discutir os novos secretários”, disse. “Os nomes que a reportagem colocou têm razão, porque são pessoas com capacidade técnica de gerenciamento. São nomes que foram testados e têm grande capacidade, mas qual secretaria que ocuparão ainda não se sabe”, concluiu.
Para o vereador Wagner Balieiro (PT), o ponto mais importante sobre as especulações é a continuação de projetos em execução. “Só precisa manter os projetos em andamento e cumprir o que prometeu na campanha e garantir o bom atendimento à população”, disse.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.