RMVale

Fogos, fogueiras e balões: época de festas juninas requer cuidados

Cuidados com a segurança começam nos preparativos para a festa; confira

Escrito por Meon

08 JUN 2022 - 21H00

Reprodução / Internet

As tradicionais festas juninas já tomam conta dos calendários de eventos e garantem diversão em muitas cidades de todo o país. No entanto, para que as festividades aconteçam de forma segura, é necessário a atenção e cuidado com algumas questões como a utilização de enfeites próximos a fiação, fogos de artifício, fogueiras ou dos balões, que aumentam a incidência no período.

Os cuidados com a segurança começam com os preparativos para a festa. Na hora de fixar ornamentos típicos como bandeirolas, faixas e outros adereços, vale lembrar que, por questão de segurança, não é permitida a utilização dos postes.

Todas as instalações da rede elétrica, que compreendem equipamentos como transformadores, estruturas e meios de transmissão de energia, como cabos e demais componentes da rede, energizados ou não, apresentam risco e não podem ser utilizados para fixação de decorações.

Afonso Celso, gestor de operação da EDP, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica na RMVale, reforça que não é permitida em nenhuma ocasião que sejam feitas ligações irregulares para energizar as barracas nas festas de rua.

"As ligações clandestinas, além de serem consideradas crime, causam sérios riscos de graves acidentes. Caso necessário, os responsáveis pelos eventos devem procurar a Concessionária e solicitar ligações provisórias com antecedência, que serão realizadas por equipes de técnicos altamente capacitados", afirmou.

A fogueira, outro símbolo representativo das festas juninas, não deve ser acesa próxima ou embaixo da rede elétrica. O calor das chamas pode danificar os fios, cabos e postes, causando o corte no fornecimento de energia para aos clientes.


Balões

Já em relação aos balões, Afonso alerta que os riscos são ainda maiores já que, caso atinjam a rede elétrica, eles podem acabar causando sérios acidentes como curto-circuito e incêndios.

Uma lei federal de 1998 proíbe a fabricação, venda, transporte ou soltura de balões em que possam provocar incêndios em florestas e demais formas de vegetação, ou em áreas urbanas com qualquer tipo de assentamento humano. O descumprimento da lei pode ter pena de um a três anos de detenção e multa.

Os balões podem ainda causar prejuízos ao fornecimento de energia elétrica para à população.


Confira outras dicas de segurança para uma festa junina segura

• Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica;

• Não utilize arames ou fios metálicos para afixar bandeirinhas ou demais enfeites;

• Todo o material, incluindo coberturas e toldos, por exemplo, deve estar bem afixado para que em casos de fortes ventos, os enfeites não sejam projetados contra a rede elétrica, provocando acidentes ou interrupção no fornecimento de energia;

• A montagem e a desmontagem de barracas devem considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, subterrâneas e gasodutos;

• Não ligar aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas;

• Evitar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica;

• Não solte fogos de artifício próximos da rede elétrica.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.