Receitas com mexilhão estão suspensos
Divulgação/PMC
A Secretaria de Meio Ambiente de Caraguatatuba, junto a órgãos fiscalizadores, suspenderam o consumo e pesca de mexilhões na cidade do Litoral Norte por tempo indeterminado. A medida tomada vem em seguida da suspensão nos estados de Santa Catarina e Paraná.
Segundo a prefeitura, a passagem de uma corrente temporária que está intoxicando os animais levaram a restrição de caráter preventivo a espécie marinha. A Associação dos Maricultores da Cocanha entraram em acordo com a suspensão para evitar problemas de saúde aos turistas e moradores de Caraguá e outras cidades que compram a iguaria gastronômica.
A secretaria vem trabalhando em conjunto com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), enviando a água da costa de Caraguá para análise.
“Estamos enviando amostras do nosso cultivo e da água para laboratórios oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Assim que as correntes passarem e não houver mais riscos de contaminação pelo consumo, a população será avisada”, informa o secretário Auracy Mansano.
A suspensão do alimento previne que os apreciadores de mexilhões tenham sintomas de diarreias, vômitos náuseas e mal estar, mas todas são passiveis de tratamento.
Ainda não existe uma previsão para o término da corrente marítima temporária, mas os órgãos trabalham no controle e fiscalização para liberar a comercialização.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.