A previsão de tempestades com rajadas de vento superiores a 60 km/h mobilizou 5 mil agentes da Defesa Civil para ação emergencial em 177 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo até este domingo (19).
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
O governador Tarcísio de Freitas estabeleceu um gabinete de crise para resposta rápida à população diante de danos severos à infraestrutura ou catástrofes decorrentes de eventos climáticos extremos.
Durante uma reunião no Palácio dos Bandeirantes nesta sexta-feira (17), o governador destacou a previsão de ventos que podem atingir 100 km/h em algumas localidades, semelhante ao ocorrido na sexta-feira (3).
Uma sala de situação foi inaugurada no Governo do Estado para gerenciar a situação.
As áreas com maior probabilidade de risco nos próximos dias incluem Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Grande São Paulo e as regiões de Sorocaba, Itapeva e Campinas.
Os 5 mil agentes em prontidão, provenientes da Defesa Civil do Estado e corporações municipais, estão sob a supervisão do coronel Henguel Ricardo Pereira, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual do Sistema de Proteção e Defesa Civil de São Paulo.
Simultaneamente, o gabinete de crise no Palácio dos Bandeirantes coordenará a comunicação e ações conjuntas entre Estado, prefeituras e concessionárias para resposta imediata em emergências durante e após os temporais.
O objetivo é minimizar impactos de quedas de árvores e restabelecer o fornecimento de energia em locais críticos o mais rápido possível.
Uma equipe de meteorologistas e hidrólogos atuará em tempo integral no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado, monitorando em tempo real as regiões com possibilidade de maior volume de chuvas e ocorrência de ventos mais fortes.
A Defesa Civil do Estado também implementará núcleos específicos para mitigação de danos decorrentes de tempestades e vendavais, e apoio aos municípios.
Esses núcleos incluem análise de documentação de casos de emergência, apoio a prefeituras em estado homologado de emergência, e logística humanitária e voluntariado para atendimento a famílias desabrigadas ou desalojadas.
Desde a última quarta-feira (15), a Defesa Civil do Estado vem emitindo alertas de tempestades e fortes rajadas de vento para o território paulista até o próximo domingo.
O aumento da umidade e a passagem de uma frente fria, após uma onda de calor intensa, podem resultar em temporais, granizo e ventos fortes.
As rajadas de vento podem atingir entre 60 km/h e 80 km/h, com alerta para vendavais de até 100 km/h em algumas áreas da faixa leste do estado de São Paulo, abrangendo os 177 municípios onde os 5 mil agentes de Defesa Civil estão em prontidão.
As autoridades estaduais também recomendam que cada prefeitura avalie a necessidade de suspensão ou cancelamento de atividades e eventos públicos ou privados ao ar livre, de acordo com as condições climáticas locais.
São Sebastião realiza 1º Eco Travessia de Stand Up Paddle e Caiaque
As inscrições estão abertas e seguem até sexta (8)
DAEE apresenta benefícios do novo ciclo do Programa Rios Vivos
Investimento na RMVale é de mais de R$ 8 milhões
Mais de 500 mil alunos fazem provas do Saresp nesta terça (5)
Estudantes do 9º ano farão exame em formato digital
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.