A previsão de tempestades com rajadas de vento superiores a 60 km/h mobilizou 5 mil agentes da Defesa Civil para ação emergencial em 177 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo até este domingo (19).
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
O governador Tarcísio de Freitas estabeleceu um gabinete de crise para resposta rápida à população diante de danos severos à infraestrutura ou catástrofes decorrentes de eventos climáticos extremos.
Durante uma reunião no Palácio dos Bandeirantes nesta sexta-feira (17), o governador destacou a previsão de ventos que podem atingir 100 km/h em algumas localidades, semelhante ao ocorrido na sexta-feira (3).
Uma sala de situação foi inaugurada no Governo do Estado para gerenciar a situação.
As áreas com maior probabilidade de risco nos próximos dias incluem Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Grande São Paulo e as regiões de Sorocaba, Itapeva e Campinas.
Os 5 mil agentes em prontidão, provenientes da Defesa Civil do Estado e corporações municipais, estão sob a supervisão do coronel Henguel Ricardo Pereira, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual do Sistema de Proteção e Defesa Civil de São Paulo.
Simultaneamente, o gabinete de crise no Palácio dos Bandeirantes coordenará a comunicação e ações conjuntas entre Estado, prefeituras e concessionárias para resposta imediata em emergências durante e após os temporais.
O objetivo é minimizar impactos de quedas de árvores e restabelecer o fornecimento de energia em locais críticos o mais rápido possível.
Uma equipe de meteorologistas e hidrólogos atuará em tempo integral no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado, monitorando em tempo real as regiões com possibilidade de maior volume de chuvas e ocorrência de ventos mais fortes.
A Defesa Civil do Estado também implementará núcleos específicos para mitigação de danos decorrentes de tempestades e vendavais, e apoio aos municípios.
Esses núcleos incluem análise de documentação de casos de emergência, apoio a prefeituras em estado homologado de emergência, e logística humanitária e voluntariado para atendimento a famílias desabrigadas ou desalojadas.
Desde a última quarta-feira (15), a Defesa Civil do Estado vem emitindo alertas de tempestades e fortes rajadas de vento para o território paulista até o próximo domingo.
O aumento da umidade e a passagem de uma frente fria, após uma onda de calor intensa, podem resultar em temporais, granizo e ventos fortes.
As rajadas de vento podem atingir entre 60 km/h e 80 km/h, com alerta para vendavais de até 100 km/h em algumas áreas da faixa leste do estado de São Paulo, abrangendo os 177 municípios onde os 5 mil agentes de Defesa Civil estão em prontidão.
As autoridades estaduais também recomendam que cada prefeitura avalie a necessidade de suspensão ou cancelamento de atividades e eventos públicos ou privados ao ar livre, de acordo com as condições climáticas locais.
São José abre inscrições para Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural
Interessados podem se inscrever até 28 de julho
Entregador é agredido após tentar cobrar cliente em Caraguá
Imagens da situação circularam pela internet
SJC: Domingo no Parque terá atrações durante todo mês de julho
Evento começa neste domingo (6)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.