Por Meon Em RMVale

Guaratinguetá passa a ser referência SUS para Cardiologia vascular

2014_hospital_freigalvao_guara_saude940_arquivojornalatos

Frei Galvão é credenciado como unidade em Alta Complexidade Cardiovascular

Arquivo/Jornal Atos

Guaratinguetá, por meio do Hospital e Maternidade Frei Galvão, foi credenciada pelo Ministério da Saúde como referência regional para atendimento SUS na área de Cardiologia vascular. A verba para a manutenção do serviço, que será repassada pelo Ministério da Saúde, gira em torno de R$ 2 milhões por ano.

De acordo com a portaria publicada este mês, no Diário Oficial da União, o Hospital Frei Galvão foi credenciado como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular para os serviços de cirurgia cardiovascular, cirurgia vascular e procedimentos da cardiologia intervencionista.

Segundo a diretora regional de Saúde, Maristela Macedo, a população do Circuito da Fé e Vale Histórico poderá ter a comodidade do atendimento nas proximidades de sua cidade, não havendo mais a necessidade da locomoção até Taubaté, ou Capital. “O maior problema enfrentado pelos municípios é quanto ao transporte, portanto as cidades que o credenciamento irá contemplar, serão atendidas pelos procedimentos de alta complexidade em cardiologia vascular em Guaratinguetá”, explicou.

Com o credenciamento, o Hospital Frei Galvão passa a ser referência para 17 municípios: Roseira, Aparecida, Guaratinguetá, Potim, Cunha, Lavrinhas, Lorena, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Canas, Piquete, Queluz, Arapeí, Bananal, São José dos Barreiro, Areias e Silveiras.

O prefeito Francisco Carlos Moreira (PSDB), destacou que todos os meses cerca de cinquenta pacientes de Guaratinguetá são levados para Taubaté ou São Paulo para procedimentos nas áreas Cardiologia e Vascular, como o cateterismo. “O grande desejo da população é a Cardiologia. O credenciamento do Hospital Frei Galvão é uma grande conquista para os pacientes SUS da nossa cidade e região.Agora, os pacientes poderão ser atendidos aqui, e por uma equipe médica altamente capacitada.”

De acordo com o secretário de Saúde, Edson Riccomi, o credenciamento era um grande desejo da administração atual e estava sendo solicitado ao Governo do Estado de São Paulo desde o começo do ano passado. “Guaratinguetá não tinha um credenciamento de alta complexidade há dez anos. Agora, com muita persistência da administração, conseguimos o credenciamento que trará segurança aos municípios vizinhos e aos pacientes que tem que entrar em uma ambulância de UTI móvel (Unidade de Terapia Intensiva) com médicos para serem atendidos em outras cidades”, ressaltou.

Para receber o credenciamento, o Hospital Frei Galvão passou por criteriosas avaliações e vistorias. Dos 18 leitos da nova UTI Coronariana do hospital, dez foram cadastrados para o SUS.

A previsão é que os atendimentos sejam iniciados dentro de um mês.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.