Neste sábado (25), das 10h às 17h, o INPE Portas Abertas 2025 oferece a oportunidade para o público conhecer de perto o trabalho realizado pelo Instituto e explorar o universo da ciência e da tecnologia de forma interativa. Os visitantes participarão de uma jornada científica autoguiada: ao chegar, cada pessoa receberá um mapa interativo com as opções de visitas guiadas e exposições. A cada parada, o visitante ganhará um carimbo em seu “passaporte científico”, tornando a experiência mais divertida.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Na sede do INPE, em São José dos Campos (SP), a programação começa no Centro de Exposições, espaço que concentrará estandes do INPE e de instituições parceiras, com maquetes de satélites e foguetes, óculos de realidade virtual com imersões pelo Pantanal e pela Amazônia, oficinas, atividades para crianças e uma Feira de Troca de Livros.
Além das exposições, os participantes terão as visitas guiadas em diversos prédios do INPE, como o Laboratório de Integração e Testes (LIT), o Museu de Satélites, o Centro de Controle de Satélites (CCS), o EMBRACE (Clima Espacial), o Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST), o Telescópio Solar Galileo, o Miniobservatório Astronômico e a Biblioteca. Cada grupo será acompanhado por monitores e pesquisadores do Instituto, garantindo uma experiência mais informativa aos participantes.
Um dos eventos mais aguardados do ano, o INPE Portas Abertas integra a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que este ano traz como tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
Gratuito e exclusivo para inscritos, o evento contará também com uma praça de alimentação com food trucks e um restaurante aberto para o almoço.
Filipe Toledo realiza 5ª edição do Kid's On Fire em Ubatuba
Evento acontece sábado e domingo e visa incentivar crianças no surfe
São Paulo ativa plano de contingência para evitar nova crise hídrica
Governo admite risco de racionamento
EUA enviam maior porta-aviões do mundo para o Caribe
Ação visa combater "Organizações Criminosas Transnacionais e o narcoterrorismo"
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.