Por Do Meon Em RMVale

Irregularidades em campanhas podem ser denunciadas pelo celular

Aplicativo permite denúncias de propaganda irregular, compra de votos etc

20151611_ddd_celular_ligacao

Irregularidades em campanhas podem ser denunciadas pelo celular

Divulgação

As irregularidades encontradas em campanhas eleitorais já podem ser denunciadas pelo celular. Desde a última quinta-feira (30), os usuários de smartphones podem baixar o aplicativo Pardal, que possibilita as denúncias de propaganda irregular, compra de votos, uso da máquina pública, entre outros.

De acordo com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), o aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas online para dispositivos móveis que comportem os sistemas iOS e Android.

O funcionamento da ferramenta é simples. Ao suspeitar da existência de qualquer irregularidade, a pessoa deve tirar uma foto ou fazer um vídeo e, por meio do aplicativo, enviar o material.

Leia MaisEleição: mais de 320 presos e menores infratores poderão votar na RMVale Após afastamento de Ortiz, Câmara fará nova eleição para presidente

Segundo o TRE-SP, também deve ser informado quem é o denunciado, o tipo e a descrição da irregularidade e onde o fato ocorreu - cidade, bairro e local, com endereço ou ponto de referência. "Só pode ser enviada uma foto ou um vídeo por denúncia, que é encaminhada diretamente ao Ministério Público Eleitoral para análise", informa em nota.

O aplicativo foi desenvolvido pelo TRE do Espírito Santo com a colaboração do TRE da Paraíba. Com o lançamento pelo TSE, o aplicativo passa a ter caráter nacional.

Propaganda de rua
Além do Pardal, o TRE-SP também oferece em seu site o sistema Denúncia On-Line, para denúncias relacionadas a propaganda eleitoral irregular em vias públicas, em locais de uso comum - cinemas, centros comerciais, templos, ginásios etc -, e em bens particulares - quando forem superior a 0,5m2.

Segundo o TSE-SP, através do Denúncia On-Line, as imputações são remetidas às zonas eleitorais onde houve a propaganda. "Caso constate a presença de irregularidade, o juiz notificará o responsável para a retirada em até 48 horas, sob pena de encaminhamento ao Ministério Público, que tomará as providências cabíveis", informa em nota.

WhatsApp
Quer saber tudo sobre as cidades da região? Mande um WhatsApp para o número (12) 98218-4888 e passe a receber as principais notícias e informações da região no seu celular através do aplicativo.

Faça parte do grupo Meon, fique bem informado e convide seus amigos para participar também!

Informação de qualidade a um clique de distância.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Do Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.