Brasileiros desenvolvem softwares para diversos mercados
Divulgação
Três engenheiros formados pelo ITA em Engenharia de Computação e Engenharia Aeronáutica, tiveram a startup desenvolvida por eles qualificada no Vale do Silício, Califórnia.
A trajetória empreendedora dos profissionais teve início em 2004. Alysson Melo, Antonio Davi e George Batschinski fundaram a empresa GTAC, que nasceu na Incubaero, incubadora do ITA-DCTA. Eles desenvolviam soluções em softwares sob encomenda para diversos mercados, em especial o da aviação, atendendo a clientes como Azul, TAM, GOL, Embraer, Helisul, entre outros.
Há dez anos, uma nova oportunidade surgiu. Juntos, os três vislumbraram a criação de uma plataforma de aceleração do desenvolvimento de sistemas e minimização do custo total de um projeto de software. Após um período de análise e estudos de mercado, entenderam as soluções disponíveis e decidiram criar a Back4app, que nasceu em 2015 com o aporte de capital de investidores-anjo que apostaram na ideia.
Segundo Antonio Davi, a Back4app surgiu da própria necessidade dos três. “Depois de termos desenvolvido centenas de projetos de software nos últimos dez anos para grandes empresas e startups brasileiras, percebemos que boa parte do desenvolvimento de software é repetitiva e pode ser automatizada. O Back4app nasceu para isto. Para tornar o desenvolvimento de software mais rápido e eficiente”, conta.
Em janeiro deste ano, surgiu uma grande oportunidade no mercado, quando um player (investidor) chamado Parse, empresa que pertence ao Facebook, decidiu desligar e um milhão de desenvolvedores que o utilizavam ficaram sem solução para seus aplicativos. “Nos colocamos no mercado como o melhor substituto para o Parse e temos crescido muito rápido desde então. Estamos 100% dedicados a este projeto”, completa Antonio Davi.
Novidade
Em março, uma nova versão da plataforma Back4app foi lançada e milhares de desenvolvedores ao redor do mundo migraram para o Back4app e começaram a recomendar a empresa. A plataforma já conta com mais de 7 milhões de dispositivos conectados e processa diariamente mais de 2 milhões de requisições em sua infraestrutura.
“Somos muito gratos por toda a experiência que tivemos no ITA. O instituto nos possibilitou desenvolver uma rede de relacionamentos muito forte com os próprios iteanos, o que nos ajudou muito ao longo destes anos e ainda tem nos ajudado. Além do ITA, que nos deu credibilidade no momento que estávamos apenas começando, também não podemos deixar de citar as iniciativas do H8, que nos possibilitou desenvolver esse nosso espírito empreendedor”, finaliza o engenheiro.
A repercussão foi rápida, pois em um curto tempo, a empresa atraiu a atenção de players de peso no Brasil e nos Estados Unidos. A Back4app foi então convidada a ingressar no programa de desenvolvimento de empresas da Endeavor e também selecionada para ingressar no concorrido programa Launchpad, da Universidade de Stanford. Após 30 dias nos EUA, a empresa recebeu um aporte de capital da aceleradora de empresas do Vale do Silício, a Plug & Play Ventures, e ingressou em seu programa de aceleração Startup Camp. Desde então, a startup está instalada no Vale do Silício, entre as mais visadas empresas de tecnologia do mundo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.