A Prefeitura de Jacareí anunciou nesta sexta-feira (18) que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) devem chegar aos contribuintes no início de 2021, seguindo o mesmo padrão dos últimos quatro anos: sem nenhum tipo de reajuste. A decisão é técnica e vem respaldada em critérios de justiça fiscal e em um momento em que o mercado imobiliário está estável.
De acordo com Anita Soares, diretora de Administração Tributária de Jacareí, a medida só foi possível graças ao esforço da Administração em enxugar gastos. “A cidade também tem que cuidar da população em meio à crise sanitária e administrar os recursos com clareza, combatendo as distorções”, complementa.
A decisão faz eco ao comprometimento do contribuinte que, mesmo com a pandemia do Coronavírus, honrou com as obrigações.
Existe a previsão de emitir aproximadamente 98.500 carnês, num total aproximado de R$ 73 milhões somados. Os boletos serão enviados diretamente nos endereços do contribuinte e, também, podem ser acessados através do site da Prefeitura.
Isenções e descontos
Aposentados e pensionistas com mais de 65 anos e que tenham um único imóvel residencial têm direito a solicitar isenção do IPTU, desde que recebam até R$ 1.590,38.
Há, ainda, o IPTU Verde, que dá descontos acumulativos para aqueles que têm uma determinada metragem acima do mínimo obrigatório em lei de espaço verde em sua residência e/ou construção.
Donos de imóveis que ficam em frente a barracas de feiras têm direito a pagar um valor menor. Também há um desconto de 10% para quem quitar o IPTU à vista e não tem débitos com a Prefeitura. Já o munícipe que paga o IPTU à vista, mas tem débitos com o município, tem 5% de desconto no imposto.
O benefício da isenção também atende outras categorias, de acordo com a lei 4.982, de 2006, que trata sobre todos os casos.
Previsão do tempo nesta quarta-feira (15) em São José dos Campos
Céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada à tarde
Mais 6 países garantem vaga na Copa do Mundo de 2026
Total sobe para 28 seleções
MEC anuncia 6,7 mil novos cargos para universidades federais
Medida autoriza 1.200 vagas para professores efetivos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.