A 37ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo homologou a transferência das ações do ex-proprietário da Avibras Indústria Aeroespacial, João Brasil Carvalho Leite, para a empresa Vita Gestão Investimentos Ltda. A decisão foi tomada pela juíza Renata Manzini, em 25 de julho.
A Vita é de propriedade do atual diretor provisório (interventor) da Avibras, Fábio Guimarães Leite, que passa a ser acionista majoritário da fábrica, com 99% das ações.
Uma assembleia geral extraordinária foi convocada pelo acionista, para o dia 14 de agosto, na sede da Avibras. Na pauta está a nomeação do novo presidente da empresa.
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região se reuniu, nesta quarta-feira (6), com Fábio Leite, na fábrica da Avibras. No encontro, o acionista informou que dará sequência ao processo de diligências da transição para uma possível volta das atividades da fábrica.
As ações da Avibras já haviam sido passadas por João Brasil para a Brasil Crédito Gestão Fundo de Investimento, no dia 25 de junho. A transferência foi protocolada no processo de penhora das ações da Avibras. A Brasil Crédito, que é credora, passou as ações para Fábio Guimarães.
Suspensão do plano alternativo
O retorno das atividades da fábrica ainda depende do julgamento de recursos que, a pedido do Banco Fibra e da União, suspenderam a homologação do plano de recuperação judicial alternativo da Avibras.
Fábio Guimarães informou que já está em negociação para resolver essas pendências.
Trabalhadores
Como parte da transição, o novo acionista da Avibras e o Sindicato dos Metalúrgicos devem se reunir nos próximos 15 dias para discutirem sobre a situação dos trabalhadores, que estão com 28 meses de salários atrasados. O pagamento das dívidas trabalhistas e o retorno das atividades da fábrica ainda não estão garantidos.
“A saída de João Brasil é muito importante neste momento, principalmente em relação ao governo federal. Vamos cobrar o governo Lula para que volte a investir na fábrica, já que João Brasil não está mais no comando”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.
Weller se refere a declarações vindas do governo federal sobre investimentos na Avibras, que só voltariam a ser feitos após a saída de João Brasil da fábrica.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.