A Justiça de Lagoinha, no interior de São Paulo, negou o pedido de liberdade de dois homens acusados de envolvimento no assassinato do peão de boiadeiro Matheus Expedito de Campos, de 24 anos, morto a tiros em abril deste ano na região central da cidade.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Os advogados de Jorge Márcio Marcondes e Rodrigo Joaquim Martins Barbosa haviam solicitado a revogação da prisão preventiva, mas o pedido foi rejeitado. Em decisão, a Justiça destacou a gravidade do crime e a periculosidade dos réus.
“Os documentos juntados na fase policial demonstram grande possibilidade dos réus serem os autores do delito, uma vez que comprovada a participação através de filmagens, fotografias, depoimentos e demais provas. Tais fatos demonstram a periculosidade dos réus, uma vez que tal crime, praticado durante o dia, em rua central da cidade, com uso de arma de fogo e de surpresa, impedindo a defesa da vítima, abalou a paz social da pacata cidade de Lagoinha”, diz a decisão.
De acordo com o Ministério Público, Jorge Márcio Marcondes foi o mandante do crime, motivado por uma briga com Matheus. Ele teria contratado Rodrigo Joaquim Martins Barbosa e Gabriel Querino Siqueira para executar o assassinato, mediante pagamento de R$ 1 mil. O valor teria sido transferido com a ajuda do irmão de Jorge, o vereador Fábio Pereira Marcondes, conhecido como Sueco (PSDB), presidente da Câmara Municipal. Sueco também é réu no processo, mas não há mandado de prisão contra ele.
Rodrigo e Gabriel são apontados como os executores do crime e permanecem presos. Em setembro, Jorge também foi preso preventivamente.
O crime
Matheus foi assassinado no dia 30 de abril deste ano, em frente à borracharia onde trabalhava, na Rua Maria do Carmo Gouvêa Rocha. A vítima e um amigo retornavam de uma padaria quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram os disparos.
Ele tentou correr para dentro de uma casa de ração, mas foi atingido e não resistiu aos ferimentos. Matheus deixou uma filha.
Além de borracheiro, Matheus era peão de boiadeiro. Em 2024, conquistou o primeiro lugar na Feira Agropecuária de Santa Branca (Fasbra) e garantiu vaga para disputar a tradicional Festa do Peão de Barretos, o maior rodeio do país.
Hamas ameaça palestinos para que entreguem apoiadores de Israel
Grupo intensifica controle interno e lança operação para identificar colaboradores
Lula confirma reunião entre Brasil e EUA nesta quinta (16)
Encontro será em Washington
Dia dos Professores: educador completa 30 anos de carreira e é homenageado pelos alunos
O professor Guilherme Bastos, do Poliedro Curso, é exemplo de compromisso com o ensino e impacto humano da educação
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.