Por Rodrigo Ribeiro Em RMVale

MEC divulga em setembro instituição para curso de medicina em São José

A partir de outubro, instituição terá até 18 meses para iniciar as aulas

carlinhos_almeida_prefeito_sjc_pedro_ivo_prates_2016

O prefeito Carlinhos Almeida esteve na audiência com o ministro

Pedro Ivo Prates/Meon

O MEC (Ministério da Educação) irá divulgar até o fim de setembro próximo, a lista das instituições e cidades selecionadas para receber cursos de medicina, entre elas, São José dos Campos. A informação foi confirmada pelo ministro da pasta, Mendonça Filho, nesta quinta-feira (18), durante uma audiência com a FNP (Frente Nacional dos Prefeitos).

Publicado em dezembro de 2014 com a seleção das instituições que poderiam ofertar os cursos de medicina em 39 cidades, o edital foi suspenso em outubro de 2015 por decisão do TCU (Tribunal de Contas da União). Somente em julho deste ano, o TCU determinou a liberação do edital, que oferecia 2.290 vagas em todo o país.

O acórdão referente à reabertura do processo chegou ao MEC em 11 de agosto último. “Vamos buscar assegurar a oferta de profissionais médicos bem formados que ajudem no atendimento à nossa população”, afirmou Mendonça Filho.

Segundo o ministro, conforme compromisso assumido pelo presidente em exercício, Michel Temer, o MEC abraça a causa da campanha pela formação de mais profissionais de medicina no país. Ainda de acordo com Mendonça Filho, intensos estudos têm sido feitos para suprir as carências nessa área, por meio da ampliação de instituições credenciadas a implementar cursos de medicina.

O ministro informou que entre setembro e outubro, o MEC realizará um exame minucioso do processo licitatório para garantir a segurança jurídica do edital, antes de divulgar o resultado final. “Tão importante quanto termos mais médicos é manter o foco na qualidade da formação desses profissionais”, disse Mendonça Filho.

O prefeito de São José, Carlinhos Almeida (PT), participou da audiência com o ministro e prefeitos de outras cidades que também pleiteiam a faculdade. "Viemos conversar com o ministro da educação pra acelerar o processo da criação das faculdades de medicina, estamos lutando pela nossa faculdade de medicina em São José", disse.

Em São José, a escolha da instituição já foi adiada quatro vezes e, por fim, o MEC escolheu a Universidade Anhembi Morumbi, mas as demais instituições entraram com recurso, contestando a decisão. A previsão é que cem vagas sejam implantadas no curso na cidade.

Segundo o Governo Federal, a escolha faz parte das ações estruturantes do programa "Mais Médicos", que visa expandir e interiorizar a formação médica no país. Porém, outras universidades recorreram.

Concorrência   
Além da Anhembi, outras quatro universidades foram selecionadas para a instalação do curso de medicina na cidade: Anhanguera, São Judas Tadeu, Univap e Suprema. A classificação levou em conta indicadores de qualidade como o IGC (Índice Geral de Cursos) e o CPD (Conceito Preliminar de Curso), além de processos de supervisão e se a instituição já ofertou cursos de medicina.

PARTICIPE

Quer saber tudo sobre as cidades da região? Mande um WhatsApp para o número (12) 98218-4888 e passe a receber as principais notícias e informações da região no seu celular através do aplicativo.

Faça parte do grupo Meon, fique bem informado e convide seus amigos para participar também!

Informação de qualidade a um clique de distância.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Ribeiro, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.