RMVale

Menina de 4 anos lança 1º livro e tem tarde de autógrafos em São José

Evento no Parque Vicentina Aranha reuniu amiguinhos e familiares da escritora mirim, que ilustrou e desenvolveu a própria história

Escrito por Ana Lígia Dal Bello

06 JUN 2022 - 15H59 (Atualizada em 07 JUN 2022 - 08H31)

Reprodução

Filho de peixe, peixinho é, diz o ditado. Ao menos, foi assim numa família de São José dos Campos. Filha de mãe professora e pai jornalista, Maria Eva de Abreu Sardinha, de quatro anos, escreveu e publicou seu primeiro livro, "Lizabeti e o cachorro perdido", e até participou de uma tarde de autógrafos no Parque Vicentina Aranha, na primeira semana de junho.

À reportagem do Portal Meon, a própria Maria Eva contou que sua história fala de Lizabeti, a princesa que acordou para seu primeiro dia de baile, foi alimentar seu cachorro e percebeu que ele não estava lá. “Esse livro ensina sobre amizade”, disse a aluna do primeiro ano do pré-primário, que ainda está aprendendo a ler e a escrever.

“Comecei a escrever em janeiro, nas férias de Ubatuba, e acabei em dois meses, em março. É que eu leio muitos livros e me deu vontade de escrever um (...). Eu estava de férias em Ubatuba, teve muita chuva, a gente foi no sebo e daí o papai teve a ideia de escrever um livro, ele queria que eu desenhasse”, mas, em vez disso, Maria Eva não só ilustrou como desenvolveu a história.

Reprodução
Reprodução


Vida de escritora

O evento de lançamento organizado para a escritora mirim no Parque Vicentina Aranha foi pura diversão. Rodeada de amiguinhos e familiares, ela concedeu autógrafos e até respondeu às perguntas dos curiosos na entrevista coletiva. “Eu adorei a tarde de autógrafos, me diverti muito. Teve brincadeiras, a minha avó contou história, foi muito divertido”, lembrou.

Questionada sobre que carreira seguir, a criança de fala articulada e espontânea, que aos sete meses de idade já falava algumas palavras, respondeu sem hesitar: “quero ser professora, como minha mãe”.

Se depender da pequena Maria, o público pode esperar mais aventuras. “Tenho vontade de publicar outro livro, “Lizabeti e o feitiço maluco, parte 2”.

Além de contar histórias, ela gosta de desenhar, pular corda, brincar com os primos, tomar sorvete, viajar e ir à piscina.

Reprodução
Reprodução


Influência dos pais

Para o pai de Maria Eva, João Paulo Sardinha, os pais são responsáveis por estimular a criança a ler, “seja contando histórias interessantes, seja dando o exemplo. Pais leitores estimulam os filhos a lerem também”. Ele contou que sempre leram para a filha. “Acho que, quando estava na barriga, já ouvia histórias.”

“Enquanto fazia o livro, Maria Eva já dizia que gostaria de fazer uma tarde de autógrafos para a família e para os amigos. Então, tivemos a ideia de fazer uma pequena tiragem para realizar a vontade dela, de ter um dia para autógrafos”, contou Sardinha sobre a ideia de publicar e divulgar o livro.

Sobre a carreira da filha, o pai afirmou que ela seguirá o caminho que desejar, “sem qualquer tipo de pressão ou interferência”.

Não é sempre que se vê uma criança publicar uma obra aos quatro anos de idade, por isso, a gente imagina que a rotina dela seja ocupada com um monte de aulas sobre vários temas e tudo o mais. Não é necessariamente assim. Além de estudar, Maria Eva se diverte. “Brincar, brincar e brincar. E, quando vai para a escola, no período da tarde, brinca bastante também. O brincar livre é o melhor estímulo à criatividade”, concluiu o pai orgulhoso.

Serviço

"Lizabeti e o cachorro perdido" pode ser encomendado pelo e-mail jpsardinha@gmail.com

Reprodução
Reprodução

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Lígia Dal Bello, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.