Quem está se preparando para o Enem 2017 já deve estar se perguntando há algum tempo: qual será o tema da redação deste ano? Com tantas movimentações no cenário político, cultural e social no Brasil e no mundo, é difícil prever o que será pedido.
Para ajudar na preparação para a prova, o Meon conversou com professores de três sistemas de ensino de excelência na região: Fabiula Neubern, coordenadora de Redação do Poliedro, Bruno Santos, professor de história, questões contemporâneas e coordenador da Área de Humanas; Regina Nascimento, professora de português, ambos do Colégio Juarez Wanderley (Embraer) e Bárbara Camargo, professora de redação do curso preparatório Casd. Com a ajuda dos professores, o Meon listou sete possíveis temas para a redação.
Fabiula é coordenadora de Redação
Arquivo pessoal
1) Bulliyng: em 2015 foi aprovada uma lei anti-bulliyng, que entrou em vigor em fevereiro de 2016. O tema envolve os candidatos independentemente de sua idade e classe social.
2) Alcance da cidadania por meio do esporte: no último ano a população brasileira esteve muito envolvida com o tema, seja dentro ou fora das Olimpíadas.
3) Meio ambiente: descarte de resíduos sólidos, energia limpa, reciclagem, aterros e lixões são possíveis objetos. Deve-se ficar atento à COP21 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática) e seus objetivos. Dentro de sustentabilidade e consumo, a redação pode envolver o excesso de carros, relacionado ao consumismo, comodidade e individualismo, além do transporte público e saúde.
4) Obesidade infantil: recentemente o Ministério da Saúde lançou cartilhas na tentativa de informar sobre nutrição infantil. O tema tem sido bem abordado pela mídia.
5) Epidemias: todo ano ocorrem os mesmos problemas sazonais de saúde pública. A dengue é um exemplo. Qual seria a solução?
6) Intolerância e violência: contexto nacional e mundial, envolvendo religião, racismo, preconceito em geral.
7) Internet: o Marco Civil da Internet, a popularidade das rede sociais, uso errado das ferramentas de comunicação e instantaneidade das mídias também podem ser abordados.
Professores dão dicas e ajudam alunos
Laryssa Prado
Outros temas são considerados clássicos pelos professores. Se espera que o Enem trate deles há anos, mas ainda não aconteceu. Assim, é importante ficar de olho. São eles: mobilidade urbana, importância da leitura e tecnologia e modelo educacional (a tecnologia interfere no conhecimento ou o democratiza?).
Para se sair bem na redação é importante se preparar. Fabiula, Bruno, Regina e Bárbara dão algumas dicas:
- É importante ler à respeito dos possíveis temas da redação, tanto artigos de opinião, como notícias e editoriais, mas em diferentes fontes, para assim reconhecer seus pontos polêmicos.
- Atenção para as metas do milênio, elaboradas pela ONU (Organização das Nações Unidas) e os 17 objetivos para transformar o mundo, a Agenda 2030.
- Não parar de escrever, continue treinando até uma semana antes da prova. Depois disso é melhor descansar.
- Interdisciplinaridade: estar em dia com as disciplinas de história, filosofia e sociologia pode aumentar o embasamento teórico para validar argumentos do texto.
- Caderninho de anotações: anotar a sua opinião mediante as leituras que fizer, além de frases de pensadores, ou que tenham a ver com a temática em questão. “O caderninho serve não só pra ter a possibilidade de memorizar essas frases e já começar a pensar nas relações que elas podem estabelecer, mas também para que na última semana, na véspera do exame, o aluno possa revisar o que já leu", diz Fabiula Neubern.
O foco está sempre no Brasil, diz Barbara
Arquivo pessoal
- Relação com a ficção: ver filmes sobre história que trabalhem aspectos sociais. “O corretor do Enem espera que o aluno mostre repertório sociocultural. Ele quer que o aluno não fique preso à coletânea, que consiga ir além do texto motivador, relacionando o que foi dado como informação com o que ele já tem de conhecimento de mundo”, conta Barbara Roberta.
- Revisar a parte gramatical, principalmente a grafia, acentuação, regência, concordância e os períodos compostos.
- Comparar redações já produzidas no intuito de identificar pontos fortes e fragilidades, e trabalhar isso.
- Entender as competências exigidas pelo Enem.
Barbara Roberta ainda acrescenta: "Em 2009, a partir da mudança que ocorreu no Enem, a gente pode esperar que o tema sempre vá envolver um contexto social brasileiro. Eu posso recorrer a outros lugares, regiões e países. Isso é muito importante no Enem, mas o foco principal vai ser uma temática que está presente no Brasil, um problema social que o Brasil enfrenta”, conta.
Janny Mota, universitária de 24 anos, realiza a prova desde 2009. Ela já atingiu a pontuação máxima na redação e diz já ter uma estratégia para a construção de seu texto. "Primeiro eu faço uma alusão histórica, e vou puxando para temas atuais, ou pego a frase de algum pensador para introduzir o assunto. Depois eu separo dois parágrafos para argumentação e as propostas de intervenção, e aí sim apresento a solução dos problemas propostos. Eu prefiro construir esse roteiro porque me ajuda a associar o que eu tenho de conhecimento de mundo com o que eu vi no jornal na semana passada e com o que está sendo proposto", conta.
A estudante também dá uma dica. "Eu nunca faço a redação de uma vez. Primeiro eu começo a preparar a prova, porque às vezes tem uma pergunta que pode dar alguma dica pro tema. Já aconteceu mais de uma vez", diz. Para praticar ela faz uma redação por semana que é corrigida por um professor particular.
O Enem acontece nos dias 05 e 06 de novembro. Mais informações estão no site da prova.
Janny já tirou nota máxima e tem uma estratégia para realizar a redação
Laryssa Prado
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.