Os metalúrgicos da General Motors de São José dos Campos decidiram, em assembleia nesta quarta-feira (1), dar continuidade à greve até que a empresa cumpra a liminar expedida ontem pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e reintegre todos os demitidos da fábrica.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
Também foi aprovada solidariedade à luta dos trabalhadores da GM em São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes.
O Sindicato dos Metalúrgicos vai procurar a empresa ainda hoje para discutir o assunto. Em sua decisão, o desembargador João Alberto Alves Machado determinou a reintegração a partir de hoje e que não aconteçam novas demissões, sem negociação prévia. Em caso de descumprimento, será aplicada uma multa diária de R$ 1.000 por trabalhador não reintegrado ou dispensado.
Ao todo, a GM demitiu 1.245 funcionários em suas plantas paulistas, desde 21 de outubro, sendo 839 em São José dos Campos, 300 em São Caetano e 105 em Mogi das Cruzes. A medida levou os trabalhadores a cruzarem os braços, no dia 23. Desde então, nenhum carro foi produzido.
A montadora havia realizado as demissões, apesar de ter assinado acordo de layoff que garantia estabilidade no emprego para todos os funcionários da fábrica até maio de 2024. Além disso, a empresa realizou a demissão em massa sem abrir negociação prévia com o Sindicato.
Existe uma decisão do Supremo Tribunal Federal determinando que, antes de realizar desligamento coletivo, qualquer empresa deve abrir negociação com o sindicato da categoria.
“Esta foi uma grande vitória da luta dos metalúrgicos, mas nossa luta não acaba aqui. A GM continuará tentando implementar seu plano de reestruturação nas fábricas, o que implica continuidade das demissões. Por isso, é fundamental que nossa luta permaneça unificada com os trabalhadores de Mogi e São Caetano”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.
Mais 6 países garantem vaga na Copa do Mundo de 2026
Total sobe para 28 seleções
MEC anuncia 6,7 mil novos cargos para universidades federais
Medida autoriza 1.200 vagas para professores efetivos
Jacareí recebe Selo Programa Bicicleta Brasil
Premiação é devido a ampliação de ciclovias de 3 km para 50 km
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.