Pelo menos 29 pinguins foram encontrados mortos nas praias de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba entre os dias 2 e 3 de julho. O número foi divulgado pelo Instituto Argonauta, que atua no monitoramento e resgate de animais marinhos no Litoral Norte de São Paulo.
A espécie identificada é o pinguim-de-Magalhães, natural da Patagônia argentina. Todos os anos, esses animais migram em direção ao litoral brasileiro em busca de alimento e águas mais quentes. No entanto, parte dos indivíduos não resiste à longa jornada.
De acordo com especialistas do Instituto, os pinguins encontrados estavam debilitados e subnutridos. As causas das mortes envolvem fatores naturais, como o cansaço da migração, mas também questões relacionadas à ação humana, como poluição, ingestão de resíduos plásticos, pesca predatória e alterações climáticas que afetam as correntes marítimas.
A aparição de pinguins mortos nessa época do ano não é incomum, mas a quantidade em apenas dois dias acendeu um alerta. O Instituto reforça que, ao encontrar um animal vivo na praia, a orientação é não colocá-lo de volta ao mar. O ideal é isolar a área, evitar contato físico e acionar imediatamente o Instituto Argonauta ou a Polícia Ambiental.
A entidade segue monitorando as praias da região para avaliar a possibilidade de novos casos e reforça a importância da preservação dos ecossistemas marinhos.
Previsão do tempo neste domingo (20) em São José
Clima firme e ameno deve marcar o domingo em São José dos Campos
Felício desponta como favorito em SP caso Tarcísio dispute presidência
Kassab, Nunes, Derrite e André do Prado também estão na disputa
Banda Sinfônica de Taubaté se apresenta no Festival de Inverno de Campos do Jordão
Concerto será gratuito neste domingo (20)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.