Por Vinicius Assis Em RMVale Atualizada em 02 JUL 2020 - 13H24

Motoristas de aplicativo reivindicam mais segurança para a categoria durante protesto em São José

A expectativa dos organizadores é que mais de 200 trabalhadores participem do protesto

Reprodução/André Cabral
Reprodução/André Cabral
Mais de 200 motoristas devem se juntas ao protesto


Motoristas de aplicativo estão reunidos desde às 10h desta quinta-feira (2), no Parque da Cidade em São José dos Campos, para reivindicar mais segurança para a classe, além de um auxílio para a categoria por causa da crise gerada pela pandemia. A expectativa dos organizadores, é reunir mais de 200 trabalhadores durante o protesto. A Uber e a 99 reforçaram que contam com protocolos de segurança tanto para motoristas quanto para passageiros.

A organização das reivindicações não informou se ficarão por lá durante todo o dia ou se pretendem sair em carreata.

A manifestação foi organizada pela AMAPVale (Apoio aos Motoristas de Aplicativo do Vale do Paraíba) a categoria gostaria que fossem solicitadas mais informações sobre os passageiros no cadastro da plataforma. “um cadastro minucioso dos passageiros, solicitando RG, CPF, comprovante de endereço, reconhecimento facial, se for chamar para terceiros que tenha todas as informações na sua conta de perfil”. Afirma um dos membros da organização, que não quis se identificar.

Atualmente, o passageiro precisa apenas informar a localização, número de celular, um e-mail válido e uma senha para se cadastrar.

A categoria ainda reivindica um auxílio emergencial para os motoristas, que afirmam se sentir desamparados pelas plataformas e relatam terem perdido até 70% das corridas em virtude da pandemia. Os trabalhadores também pedem a suspensão da cobrança de impostos da Prefeitura de São José dos Campos, que desde 2017 cobra 1% do valor das corridas.

O Portal Meon, em abril, já mostrou os problemas denunciados por motoristas de aplicativo.

Existe um projeto de lei sobre o tema protocolado pela vereadora Flávia Carvalho (Republicanos), mas ele ainda não foi votado. O projeto autoriza a prefeitura a instituir auxílio emergencial para os condutores de transporte individual de passageiros por táxi (regularizado) e aplicativo (credenciados junto ao município e OTTCs – Operadores de Tecnologia de Transporte Credenciados). O valor do auxílio é de um salário mínimo, R$ 1.045, que será pago por três meses, mas pode ser prorrogado caso o estado da pandemia persista na cidade.

A Uber, 99 e a Prefeitura de São José dos Campos foram procuradas, apenas a Prefeitura de São José não se manifestou.

Em nota, a 99 afirmou que "está sempre aberta ao diálogo com o poder público, motoristas e sociedade para contribuir com a segurança pública de São José dos Campos" e ressaltou que "a segurança para a 99 é prioridade antes, durante e depois das corridas. O app investe continuamente em sistemas preventivos, ferramentas de proteção e atendimento imediato". De acordo com a 99, a plataforma mostra aos motoristas informações do passageiro, como destino final, nota e a frequência que ele usa o app. Durante a corrida ferramentas como câmeras de segurança, compartilhamento de rotas, ligação para a polícia e gravação de áudio estão disponíveis. Depois das viagens, uma central telefônica 24h para emergências oferece apoio imediato em caso de necessidade.

Já a Uber ressaltou que "Segurança é prioridade para a Uber e a empresa está sempre buscando, por meio da tecnologia, fazer da sua plataforma a mais segura possível, de uma forma escalável. Hoje uma viagem pelo aplicativo já inclui ferramentas de segurança antes, durante e depois de cada viagem, tanto para os usuários quanto para os motoristas parceiros". A empresa afirmou que o motorista pode cancelar a viagem quando não se sentir seguro, e que também checa os CPFs cadastrados no Serasa, para evitar possíveis problemas financeiros, além de cancelar corridas potencialmente perigosas antes de algum motorista aceitar fazê-la.A empresa afirmou também que conta com seguro contra roubos para os trabalhadores e protocolos para proteção tanto dos servidores quanto dos passageiros durante e após as corridas.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vinicius Assis, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.