RMVale

MP pede afastamento do prefeito de Aparecida por informações falsas sobre a Covid-19

Luiz Carlos Siqueira (PODEMOS) teria prestado dados distorcidos para reabertura do comércio em março

Escrito por Gabriel Campoy

03 AGO 2021 - 15H52 (Atualizada em 03 AGO 2021 - 16H39)

Prefeitura de Aparecida / Assessoria

O MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) instaurou um inquérito civil para apurar uma possível prestação de informações falsas realizadas pelo prefeito de Aparecida, Luiz Carlos Siqueira (PODEMOS), o “Periquito”.

A ação, instaurada no dia 27 de maio de 2021, tem como intuito investigar se o prefeito teria informado dados distorcidos sobre a pandemia de coronavírus na cidade, com a intenção de obter decisões judiciais favoráveis. De acordo com o MP, a decisão colocou em risco o planejamento estadual de combate à doença.

Na ocasião, a liminar foi deferida para desfazer os efeitos do ato do Governo Estadual no 24º Balanço do Plano SP e que, posteriormente, a cidade fosse classificada para a fase laranja do plano de contingência.

Contudo, após o encaminhamento dos autos à 2ª Vara Judicial de Aparecida, teriam sido constatadas diversas inconsistências nas informações apresentadas pelo chefe do Poder Executivo aparecidense. Com isso o pedido foi desconsiderado e a cidade mantida dentro da fase vermelha na ocasião.

Confira um trecho do documento em que o MP afirma que o prefeito tinha como interesse atender pedidos de comerciantes locais.

“Ao agir contrariamente à própria legislação municipal consubstanciada no Decreto n. 4.875/2021, o Requerido demonstrou que pretendia, em lugar de atender aos ditames constitucionais de proteção à saúde pública, acolher interesses particulares de comerciantes locais, enquanto tencionavam enganar as autoridades regionais, o Ministério Público e o próprio Poder Judiciário, mantendo apenas uma fachada de legalidade.”


O que diz a prefeitura

Em resposta às perguntas da reportagem, a Prefeitura de Aparecida disse que, até o momento, não foi informada de forma oficial sobre a ação civil.

Afirmou ainda que, somente após ser notificado, emitirá comunicado oficial a respeito do ocorrido.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.