RMVale

"Não importa a idade, o momento é de autocuidado", diz psicanalista de Jacareí

Nickson Gabriel diz que brasileiros estão mais abertos ao autoconhecimento e a práticas que promovem o bem-estar

Escrito por Gabriel Campoy

22 JUN 2021 - 20H33

Assessoria de Imprensa / BRZ Content

A pandemia deixou muita gente sem chão. Com o isolamento social, começamos a refletir mais sobre nós mesmos, nossa vida pessoal e o sentido do trabalho. Não é por acaso que agora, 18 meses após o início da crise, os temas ligados a autocuidado e autoconhecimento têm tomado conta de inúmeras discussões nas redes sociais e também dentro das empresas.

De acordo com a consultoria McKinsey, o mercado de bem-estar deve movimentar este ano 1,5 trilhão de dólares em todo o mundo, o que significa uma alta de 10% na comparação com 2020. Nunca se falou tanto, por exemplo, em saúde mental, felicidade e propósito de vida.

Com a necessidade de restabelecer o equilíbrio, um número cada vez maior de brasileiros vem adotando novos métodos em busca de autoconhecimento. Pouco antes de o coronavírus mudar completamente nossa realidade, o psicanalista de Jacareí Nickson Gabriel criou uma metodologia com o uso de jogos para ajudar as pessoas a encontrarem seu propósito. “As pessoas passaram a acreditar mais que é possível, sim, ter prosperidade fazendo o que se gosta”, afirma o psicanalista.

Em um ano, ele capacitou mais de 1500 terapeutas para aplicarem em seus consultórios o que ele chamou de O Jogo da Vida. Ao todo, mais de 10 mil pessoas já foram impactadas pelo jogo no Brasil.

O método, que tem bases em muitos estudos, vem na esteira da tendência tecnologia da gamificação, pela qual o aprendizado de todas as coisas se torna muito mais fácil.

“O jogo é o caminho mais instigante e prazeroso para lidar com aspectos profundos e desafiadores das dores que todos carregam. Jogando, sem perceber, ficamos mais vulneráveis e a terapia vai para um nível muito fluido. Essa é a percepção das centenas de psicólogos e terapeutas que aplicam o meu método”, afirma Nickson Gabriel.

Apaixonado por jogos desde à adolescência, Nickson passou – ele mesmo – pelo processo de autoconhecimento com o método que desenvolveu. Como muitos brasileiros, ele vinha levando uma vida comum no mundo corporativo: dedicou-se e chegou a ser diretor em uma empresa, com a possibilidade de ganhar entre 20 e 100 mil reais a cada cliente conquistado, mas não estava fazendo o que gostava.

Inquieto, foi então em busca de ferramentas para seu desenvolvimento e autoconhecimento. Encontrou um jogo ancestral chamado Maha Lilah, que lhe serviu de inspiração para criar o jogo na versão brasileira.

Aprendeu sobre meditação, estudou psicanálise e mergulhou de cabeça no conceito da Jornada do Herói, do estudioso norte-americano Joseph Campbell; e no conceito dos arquétipos, elaborado pelo psicólogo suíço Carl Jung, para criar sua própria metodologia.

Diferentemente das discussões teóricas em torno do tema propósito, O Jogo da Vida é uma ferramenta concreta para quem busca o autoconhecimento. Antes da pandemia, a metodologia era aplicada em grupo e presencialmente, com um tabuleiro e cartas.

Hoje, o curso para uso do jogo está na versão online. O jogador consegue ver em que momento da vida ele se encontra, identificando os arquétipos que estão mais presentes no caminho.

Nunca se ouviu tanto falar em propósito como agora e os alunos do método já colhem resultados surpreendentes para levar uma vida mais feliz. O caminho de autoconhecimento e a busca pelo propósito vem sendo também pauta frequente nas lives de intelectuais de diversas áreas do conhecimento nas redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.