O Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais (NUPES) da Universidade de Taubaté divulgou os resultados de uma pesquisa sobre a variação de preços de produtos típicos da Semana Santa ao longo dos últimos 12 meses. A análise focou em Peixes e Chocolates, incluindo a avaliação dos ovos de Páscoa sem brinquedos.
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A coleta de dados ocorreu de 01 a 10 de março de 2024, em 16 supermercados distribuídos em Taubaté, São José dos Campos, Caçapava e Campos do Jordão. Os preços finais foram determinados com base na média das marcas tradicionais, parametrizados para quilogramas, considerando a proporcionalidade dos pesos.
Os resultados mostram um aumento nos preços da cesta de produtos da Páscoa em 2024 em comparação com 2023. A tabela apresenta as variações percentuais, sendo notável o aumento no filé de peixe (+15,00%) e nos ovos de Páscoa (+5,34%), alinhados com a inflação nacional. O bacalhau teve um aumento mais modesto de +2,89%.
As razões por trás das variações incluem estabilidade cambial e demanda limitada para o bacalhau, aumento da demanda por peixes nacionais de qualidade superior, e custos de produção equilibrados para ovos e bombons, apesar do aumento do preço do cacau.
Dicas finais para os consumidores incluem pesquisa de preços, estabelecimento de limites de gastos para crianças, atenção às informações de validade e embalagem dos produtos, e a antecipação das compras para evitar aumentos de preço próximos à Páscoa.
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