RMVale

O Sacy, de Monteiro de Lobato, renasce em edição fac-similar

Versão celebra 101 anos da obra do escritor

Escrito por Meon

21 JUN 2022 - 11H06 (Atualizada em 21 JUN 2022 - 11H21)

Divulgação

Edição fac-similar de O Sacy, de Monteiro Lobato (1882-1948), celebra os 101 anos dessa obra renovadora do escritor e inaugura o catálogo da recém-lançada Editora Graphien. O Sacy será lançado no dia 21 de junho, das 18 às 21h, na Livraria Martins Fontes, em São Paulo, e já está à venda on-line no site da editora. 

A edição de 68 páginas foi organizada pelo bibliófilo e designer Magno Silveira. Marisa Lajolo, Vladimir Sacchetta e Cilza Carla Bignotto, estudiosos da obra do escritor, participam com artigos especialmente preparados para a edição.

Divulgação
Divulgação


Primeira edição (1921)

A primeira edição d’O Sacy é de 1921, um ano após o sucesso de A menina do narizinho arrebitado (1920), que foi o primeiro livro infantil de Monteiro Lobato. O Sacy veio reforçar as ações do escritor na direção de uma nova literatura infantil brasileira, nesse caso com foco em um personagem muito presente no imaginário popular, o saci.

Como escreveu Marisa Lajolo na edição fac-similar, “diferentes linguagens artísticas, ainda nos arredores dos anos 20 do século passado, expressavam desejo de ruptura com padrões culturais europeus. E Lobato pegou aquele clima, desenvolvendo suas longas sagas de histórias infantis profundamente brasileiras”.

Cilza Bignotto trata em seu artigo dos sacis do folclore, da literatura, até chegar à versão muito especial de Monteiro Lobato. Vladimir Sacchetta, em “O Saci-Pererê, trajetória de um inquérito”, relembra a verdadeira pesquisa social e antropológica feita por Lobato em 1917, consultando leitores do jornal O Estado de S. Paulo sobre as crendices regionais envolvendo os sacis, material que o ajudou a forjar o seu próprio duende brasileiríssimo.

Divulgação
Divulgação


As figuras de Voltolino

O resgate da primeira edição evidencia também os desenhos do ilustrador Voltolino (1884-1926), responsável pelas adoráveis e movimentadas “figuras” do livro. Voltolino redesenhou o negrinho endiabrado, arteiro, de uma perna só, carapuça vermelha e pito caindo da boca, que tantas modificações sofreu nos seus pulos e nas suas andanças populares.

Magno Silveira, organizador da obra, apresenta ao leitor um pequeno perfil do ilustrador ítalo-paulistano, um dos maiores intérpretes do microcosmo infantil de Monteiro Lobato. Caricaturista requisitado por editoras, revistas e jornais, imortalizou os tipos da São Paulo das primeiras décadas do século 20.

Divulgação
Divulgação


Sobre a editora

A Graphien foi criada pelo designer Magno Silveira com o objetivo de levar aos leitores edições fac-similares de primeiras edições de obras da literatura brasileira, a começar por livros de Monteiro Lobato. O Sacy, uma primeira edição hoje raríssima, é o primeiro.

“Para maior fidelidade à impressão tipográfica, foram projetadas ‘matrizes’ em computação gráfica minuciosamente elaboradas a partir da análise e compreensão da capa original digitalizada em altíssima resolução”, explicou o organizador.

Divulgação
Divulgação


Serviço

Lançamento de O Sacy, de Monteiro Lobato

  • Terça-feira (21), das 18 às 21h
  • Onde: Livraria Martins Fontes, avenida Paulista, 509, Bela Vista, São Paulo
  • Vendas on-line: www.graphien.com.br
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.