Por Meon Em RMVale

Parque da Serra do Mar abre inscrições para trilha gratuita em Caraguá; vagas são limitadas

Atividade faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente

cachoeira_da_esmeralda_nucar_parque_serra_do_mar_foto_carlos_zacchi_divulgacao_pesm

Cachoeira da Esmeralda, no Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar, em Caraguá

Divulgação




O Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar abriu inscrições para pessoas interessadas em fazer a Trilha da Esmeralda no dia 7 de junho. A iniciativa integra a programação da Semana do Meio Ambiente.  As vagas são gratuitas e limitadas a 20 pessoas. 

A trilha é considerada de nível difícil, por isso, para participar é necessário ter mais de 10 anos e bom preparo físico. O caminho tem um percurso de cinco quilômetros ida e volta.

A saída será às 9h e o término está estimado para às 14h, dependendo do ritmo da turma. É essencial levar garrafa de água e lanche. O fim da caminhada é na cachoeira da Esmeralda e será feita uma pausa para que todos possam entrar na água ou fazer um piquenique.  Caso chova ou faça ventos fortes, o parque ficará fechado e a atividade, cancelada.

Para fazer a trilha, a direção do parque recomenda que as pessoas estejam vestindo roupas confortáveis, calçados fechados e firmes no pé, fechados e que possam ser molhados, além de calça cumprida, blusa de manga longa para evitar picada de insetos e roupas de banho.

Outra sugestão da administração do parque para os participantes é estar vacinado contra a febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência --não é obrigatório, mas devido à exposição com natureza é recomendado.

Núcleo Caraguatatuba pode ser visitado de segunda a sexta, mediante pagamento de uma taxa de R$ 15 por pessoa. Estudantes pagam meia-entrada, crianças abaixo de 12 anos, adultos acima de 60 anos, professores e moradores do bairro Rio do Ouro são isentos. Quem deseja fazer a trilha em outra data deve verificar os dias e horários disponíveis.

Parque da Serra do Mar

O Núcleo Caraguatatuba é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral que abriga paisagens formadas por remanescentes de Mata Atlântica, como os mananciais da represa de Paraibuna, as matas de encosta, os rios, as cachoeiras e os belíssimos cenários vistos da Rodovia dos Tamoios (SP-099) e da Estrada do Rio Pardo. 

A unidade tem 35.947 hectares, que representam pouco mais de 10% de todo o território do Parque Estadual Serra do Mar. O núcleo ocupa áreas de três municípios: Caraguá, Natividade da Serra e Paraibuna. 
O acesso é pela Rua do Horto Florestal, 1.200, bairro Rio do Ouro, em Caraguá. O telefone é (12) 3882-5999.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.