A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira (28) a Operação Blindagem Metálica, que tem com objetivo investigar um esquema de sonegação fiscal, falsidade ideológica e outras fraudes tributárias envolvendo empresas de produção e reciclagem de alumínio em sete estados brasileiros.
Segundo a PF, foram expedidos 55 mandados de busca e apreensão, nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Santa Catarina e Minas Gerais. Na RMVale, agentes cumprem mandados nas cidades de São José dos Campos e Pindamonhangaba.
De acordo com as investigações, as empresas, conhecidas como “noteiras” e “blindadoras”, emitiam notas fiscais simulando compra e venda de sucata de alumínio e alumínio bruto, com a finalidade de gerar créditos fiscais fictícios às empresas do grupo principal investigado.
A PF também aponta que existem indícios de que as empresas envolvidas ajustavam fluxo de quantidade de produtos de interesse, notas fiscais, pagamentos e até simulação de transporte de mercadorias inexistentes, com o objetivo de confundir os órgãos de fiscalização.
Até o momento, em decorrência das fraudes tributárias investigadas, foram identificadas sonegações fiscais que atingiram a soma de aproximadamente R$ 678 milhões.
As investigações continuam e caso o envolvimento dos suspeitos sejam comprovados, eles serão responsabilizados pelos crimes de organização criminosa, sonegação fiscal, falsidade ideológica, uso de documento falso e fraude tributária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.