A Polícia Científica voltou a funcionar nesta semana em Guaratinguetá. Desde 2011, os plantões deixaram de ser feitos, atendendo apenas em Cruzeiro. Os trabalhos tinham sido paralisados por falta de funcionários sobrecarregando a unidade da cidade vizinha, que cobria 17 municípios.
Com o retorno dos trabalhos em Guaratinguetá, a expectativa é de maior agilidade nos atendimentos de ocorrências. A equipe de Perícias Criminalísticas de Guaratinguetá é subordinada ao Núcleo de Perícias Criminalísticas de São José dos Campos e abrange nove cidades: Guaratinguetá, Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Lorena, Piquete, Potim, Roseira.
O diretor do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo, Antônio Vitorio Cecere ressaltou que o instituto passou por grandes dificuldades de recursos humanos e recentemente houve um concurso público onde o Vale do Paraíba foi contemplado com o maior número de peritos do Estado.
“Com esses novos peritos que estão chegando estamos reabrindo as equipes. Ainda não temos o número suficiente de funcionários, mas já é um passo para a reestruturação da polícia científica. Há um concurso em andamento e esperamos mais recursos para Guará”.
Segundo o perito criminal e diretor do núcleo de Guaratinguetá, Sylvio Tadeu Machado Nunes, o atendimento feito em Cruzeiro dificultava o trabalho da polícia, pois atendia uma área muito grande. Com o regresso dos plantões à Guaratinguetá, os serviços prestados à população serão mais ágeis.
“A chegada dos novos peritos proporcionará maior agilidade nos atendimentos, tendo em vista que Cruzeiro tomava conta de 17 cidades o que demorava muito, agora, Guaratinguetá irá atender oito cidades. Estamos pleiteando junto a Prefeitura um terreno para a construção de uma nova sede da Policia Cientifica”.
São atribuições da Policia Cientifica; realizar perícias nas áreas de acidente de trânsito, crimes contra o patrimônio, informática, crimes contra a pessoa, engenharia, balística, química (residuográfica e identificação veicular), entorpecentes, identificação criminal, crimes contábeis e documentoscopia; colher materiais destinados aos exames laboratoriais do Centro de Exames, Análises e Pesquisas do Instituto de Criminalística, para complementação ou suporte científico das perícias de local.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.