Por Meon Em RMVale

Postagem de Ortiz Junior sobre empréstimo de Maria-Fumaça causa polêmica em Taubaté

Locomotiva está operando em Campos do Jordão durante a temporada de inverno

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Locomotiva de 1927 está no Parque do Itaim desde 2004

Divulgação



Uma postagem do prefeito Ortiz Junior (PSDB) sobre o empréstimo da Maria-Fumaça pela prefeitura de Taubaté para operar em Campos do Jordão causou polêmica no último final de semana.
Empréstimo aconteceu após um acordo entre a prefeitura e o governo do estado para capacitação de funcionários e manutenção da locomotiva. Os passeios na cidade da Serra da Mantiqueira não eram realizados desde 2015.

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A postagem foi feita no domingo (14), quando o prefeito celebrou o convênio feito com a Estrada de Ferro de Campos do Jordão. Na postagem, Ortiz Junior diz que a Maria-Fumaça foi transferida "momentaneamente para a estrada de ferro de Campos do Jordão a fim de capacitar o novo maquinista".

Com isso, muitos moradores de Taubaté questionaram o prefeito sobre o empréstimo da locomotiva a vapor. "E o dinheiro arrecadado em Campos? 50% é de Taubaté?"; "Agora o taubateano vai lá em Campos pagar para andar na Maria-Fumaça que é da nossa cidade"; "Vi hoje em Campos do Jordão e nem sabia que era a nossa" foram alguns comentários feitos na pubicação.

Com a repercussão, o prefeito fez outra postagem no Facebook, nessa segunda-feira (15), explicando com detalhes os motivos que levaram à assinatura do convênio. A locomotiva começou a ser reformada em 2015, mas a empresa que estava fazendo o serviço decretou falência e o único funcionário responsável a por operar a Maria-Fumaça faleceu em 2019.

Acordo
No convênio, ficou acordado servidores da prefeitura seriam capacitados a operar a locomotiva e que o governo do estado arcaria com os custos de transporte e manutenção da Maria-Fumaça, além do teste dinâmico de caldeira e emissão de laudo. Em contrapartida, a prefeitura emprestaria o trem no trajeto Pinda/Campos do Jordão.

Procurada pelo Meon, a Prefeitura de Taubaté informou, em nota, que "a previsão é de que até o final de ano a locomotiva esteja de volta ao Parque do Itaim, o prazo é até que os servidores de Taubaté sejam habilitados, após treinamento da EFCJ."

O governo informou ainda que a intenção é que a Maria-Fumaça seja "mais uma atração do Parque do Itaim e possa assim atrair e entreter os visitantes do local."

Maria-Fumaça
A locomotiva a vapor alemã foi construída em 1927 e chegou ao Parque do Itam em 2004. O passeio pelo parque dura entre 15 e 20 minutos e são transportados 140 passageiros distribuídos em dois vagões.

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