Banhistas com deficiência aproveitando a praia com cadeira anfíbia
Divulgação
Durante dois fins de semana moradores e turistas com deficiência física vão poder aproveitar praia e praticar esportes com total acessibilidade, em Caraguatatuba. Entre os dias 16 a 19 e 23 a 26, o programa “Praia Acessível – Esporte Para Todos” vai acontecer, das 9h às 15h, na praia do Centro.
Após passar por outras três praias do litoral paulista, o evento estreia no Litoral Norte, trazendo uma estrutura que vai atender pessoas com todos os tipos de deficiência, oferecendo equipamentos e profissionais especializados. “É o primeiro ano do projeto. Eu buscava algo para incluir na vida das pessoas com deficiência, pois chegava o verão e havia a necessidade da inclusão de todos nas atividades no nosso litoral. Aqui eles podem entrar no mar, praticar vôlei, surfar, andar de bicicleta e aproveitar a praia”, explicou o secretário de Esporte do Estado de São Paulo, Paulo Gustavo Maiurino.
Os banhistas com deficiência vão poder junto com seus amigos e familiares aproveitar um dia de praia, praticando modalidades como vôlei sentado, vôlei adaptado, surfe adaptado, handbike e frescobol adaptado. Para se molhar, vai estar disponível uma piscina infantil e a cadeira anfíbia.
“Conheci um projeto parecido na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e comecei a ler, pesquisar e decidi que não iria ser em apenas uma praia. Fizemos uma parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e vamos tentar atender todas as cidades, decidindo começar por quatro”, disse.
A ação conta com apoio de um caminhão com uma estrutura de tendas e equipamentos, atendendo cerca de 500 banhistas por dia.
Educadores junto com crianças e jovens jogando vôlei adaptado
Divulgação
Legado
Depois de passar pelas praias paulistas, o programa deixa um legado para os municípios e incentivam que esses trabalhos junto aos banhistas com deficiência continuem acontecendo. “Ao irmos embora, os kits usados são deixados na cidade, permanecendo um legado. Vai ser como uma transferência patrimonial, uma doação do Estado ao município, que deverá ser usado por funcionários deles nas atividades nas praias durante todo o ano”, completou Maiuriono.
Praia Acessível – Esporte Para Todos
Quando: 16 a 19 e 23 a 26 de fevereiro (sempre de quinta a domingo), das 9h às 15h
Onde: Praia do Centro, avenida Doutor Costa Filho, Centro - Caraguatatuba
Quanto: Gratuito
Pessoa com deficiência andando de handbike pelas praias do litoral paulista
Divulgação
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.