Com um histórico de sucesso, o Projeto Surf Para Todos anuncia a Etapa 03 em São Sebastião, que acontecerá na Praia de Camburi. De 31 de julho a 21 de setembro de 2025.
+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp
A iniciativa, patrocinada pelo Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Esportes, em parceria com a ABIEP – Associação Brasileira da Industria de Esportes com Prancha, promete democratizar o acesso ao surf e, mais do que isso, promover e mensurar o impacto do esporte na saúde mental e o bem-estar de forma inovadora e inclusiva.
O Surf Para Todos é, acima de tudo, um projeto de inclusão. As aulas, totalmente gratuitas, são abertas a partir dos 6 anos de idade, com foco especial na participação de Pessoas com Deficiência (PCDs). "São poucos os esportes que permitem o contato integral com a natureza. A modalidade vem numa crescente no Brasil, com títulos mundiais e olímpicos e atletas que ditam tendência. Para democratizar o esporte, o evento torna-se acessível até para quem não frequenta a praia ou não sabe como pegar onda", destaca Romeu Andreatta, presidente da ABIEP e idealizador do projeto.
Surfe Terapêutico: O mar como aliado da saúde mental
Um dos pilares mais inovadores do programa é o reconhecimento do poder transformador do surf na saúde mental. O projeto conta com a presença em tempo integral de uma psicóloga para atender e recepcionar os usuários, além de realizar um levantamento científico sobre o impacto da modalidade. Os resultados da etapa de Boraceia são notáveis: 62,6% dos alunos relataram um nível de bem-estar moderado e 27,2% um bem-estar alto após as aulas.
"Democratizar o acesso à prancha é mais do que ensinar um esporte, é oferecer às pessoas a chance de se conectarem com a natureza, com elas mesmas e com uma comunidade que valoriza o equilíbrio e o bem-estar. O impacto positivo na saúde mental é visível, e agora vamos mensurá-lo com rigor e ciência”, diz Andreatta.
O Surf Para Todos já contabiliza números expressivos. Entre março e julho de 2025, o programa já atendeu mais de 4.400 pessoas nas etapas de Boraceia (2.729 participantes, de 27 de março a 18 de junho) e Juquehy (1.712 participantes, de 29 de maio a 20 de julho). A assiduidade é um diferencial: na primeira etapa, 63,51% dos participantes frequentaram as aulas 8 ou mais vezes, demonstrando o forte engajamento e a relevância do projeto.
"Conseguimos atingir o piso da meta. Mesmo com o inverno, não ficamos um dia de aula sem alunos. Nosso objetivo é bater a casa das 9 mil pessoas atendidas até o fim do ano", complementa Romeu Andreatta.
O Surf para Todos conta com a parceria das Secretarias Municipais de Esporte, Saúde, Educação e Desenvolvimento Social de São Sebastião (SP), garantindo um suporte multidisciplinar para os participantes. O Projeto conta com patrocínio Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de São Sebastião. Idealizado pela ABIEP – Associação Brasileira da Indústria de Esportes com Prancha.
Oposição promete obstrução e defende anistia
Grupo pede avanço de processo de impeachment de Moraes
Luiz Fux rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Daniel Silveira
Defesa alega que ele precisa de cuidados especiais
Nova liminar suspende plano alternativo da Avibras
Nova liminar suspende plano alternativo da Avibras
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.