Litoral Norte

Projeto Surf Para Todos chega a São Sebastião

Evento acontece na Praia de Camburi

Escrito por Meon

05 AGO 2025 - 14H30

Com um histórico de sucesso, o Projeto Surf Para Todos anuncia a Etapa 03 em São Sebastião, que acontecerá na Praia de Camburi. De 31 de julho a 21 de setembro de 2025.

+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp

A iniciativa, patrocinada pelo Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Esportes, em parceria com a ABIEP – Associação Brasileira da Industria de Esportes com Prancha, promete democratizar o acesso ao surf e, mais do que isso, promover e mensurar o impacto do esporte na saúde mental e o bem-estar de forma inovadora e inclusiva.

O Surf Para Todos é, acima de tudo, um projeto de inclusão. As aulas, totalmente gratuitas, são abertas a partir dos 6 anos de idade, com foco especial na participação de Pessoas com Deficiência (PCDs). "São poucos os esportes que permitem o contato integral com a natureza. A modalidade vem numa crescente no Brasil, com títulos mundiais e olímpicos e atletas que ditam tendência. Para democratizar o esporte, o evento torna-se acessível até para quem não frequenta a praia ou não sabe como pegar onda", destaca Romeu Andreatta, presidente da ABIEP e idealizador do projeto.

Surfe Terapêutico: O mar como aliado da saúde mental

Um dos pilares mais inovadores do programa é o reconhecimento do poder transformador do surf na saúde mental. O projeto conta com a presença em tempo integral de uma psicóloga para atender e recepcionar os usuários, além de realizar um levantamento científico sobre o impacto da modalidade. Os resultados da etapa de Boraceia são notáveis: 62,6% dos alunos relataram um nível de bem-estar moderado e 27,2% um bem-estar alto após as aulas.

"Democratizar o acesso à prancha é mais do que ensinar um esporte, é oferecer às pessoas a chance de se conectarem com a natureza, com elas mesmas e com uma comunidade que valoriza o equilíbrio e o bem-estar. O impacto positivo na saúde mental é visível, e agora vamos mensurá-lo com rigor e ciência”, diz Andreatta.

O Surf Para Todos já contabiliza números expressivos. Entre março e julho de 2025, o programa já atendeu mais de 4.400 pessoas nas etapas de Boraceia (2.729 participantes, de 27 de março a 18 de junho) e Juquehy (1.712 participantes, de 29 de maio a 20 de julho). A assiduidade é um diferencial: na primeira etapa, 63,51% dos participantes frequentaram as aulas 8 ou mais vezes, demonstrando o forte engajamento e a relevância do projeto.

"Conseguimos atingir o piso da meta. Mesmo com o inverno, não ficamos um dia de aula sem alunos. Nosso objetivo é bater a casa das 9 mil pessoas atendidas até o fim do ano", complementa Romeu Andreatta.

O Surf para Todos conta com a parceria das Secretarias Municipais de Esporte, Saúde, Educação e Desenvolvimento Social de São Sebastião (SP), garantindo um suporte multidisciplinar para os participantes. O Projeto conta com patrocínio Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de São Sebastião. Idealizado pela ABIEP – Associação Brasileira da Indústria de Esportes com Prancha.

+ Leia mais notícias do Litoral Norte

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Litoral Norte

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.