O Prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel, recebeu em seu gabinete a equipe de jornalismo do MEON. Faltando um ano e meio para finalizar seu segundo mandato, ele falou de vários assuntos, em especial sobre as obras do Hospital Regional e geração de emprego. Thales também é o presidente da AMVALE, associação que reúne todos os municípios da região. Veja os principais temas da entrevista.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
Saúde
O Hospital Regional de Cruzeiro, inciativa do governo estadual, está com cerca de 50% das obras concluídas. Segundo o prefeito, “o trabalho está a todo vapor e a expectativa de entrega de obras é até o final de junho de 2024. Depois teremos que vai a implantação e operação do hospital. Acredito que até o início de 2025, o hospital estará funcionando” disse o prefeito.
Impostos
Para facilitar o pagamento dos impostos, os contribuintes de Cruzeiro contam com a modalidade de cartões de débito ou crédito. O prefeito explica porque essa opção foi oferecida à população: “Fizemos uma parceria com uma empresa para que o contribuinte possa fazer o parcelamento do imposto no cartão. É uma ferramenta importante, tem sido sucesso aqui na cidade, Para fazer esse tipo de pagamento, basta o munícipe se dirigir à Secretaria de Finanças”, orientou Thales.
Turismo
O prefeito Thales Gabriel acredita muito no potencial turístico de Cruzeiro. “O município tem um capital histórico cultural fantástico. Quando falamos da história ferroviária do Brasil, temos que falar de Cruzeiro, que foi a Capital Nacional Ferroviária do país por muito tempo. Estamos no principal entroncamento do Brasil, entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com isso, buscamos fazer toda a restauração da nossa rede ferroviária central e a recuperação da malha ferroviária que liga Cruzeiro ao Sul de Minas. Queremos ter de volta o passeio do trem turístico entre Cruzeiro e Passa Quatro passando pelo túnel que liga os dois estados. Esse túnel foi construído pelos ingleses e é conhecido com Trem da Revolução Constitucionalista de 32. Ali se conta parte da história de São Paulo e Minas. A assinatura final desse movimento foi feita aqui nem Cruzeiro. Temos uma história rica e aproveitamos para recuperar os patrimônios culturais, como a revitalização do Teatro Capitólio. Contamos também com o turismo das cidades do Vale Histórico e do Vale da Fé. Cruzeiro está dentro de um grande roteiro turístico”, diz o prefeito.
AMVALE
A AMVALE é a Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte composta pelas 39 cidades na região e tem como presidente, o prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel.
Sobre sua participação à frente da AMVALE, Thales diz que é um grande desafio. “Em meu primeiro mandato como prefeito, fui vice-presidente do CODIVAP - Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba Litoral Norte e Mantiqueira – que tinha o prefeito de Jacareí, Izaías Santana, como presidente. Ele foi um verdadeiro professor pra mim. Nesse período, estávamos na pandemia e o CODIVAP teve um papel fundamental nessa questão com os municípios. Quando o CODIVAP foi extinto e a AMVALE foi criada, fui escolhido por unanimidade pelos prefeitos para assumir a presidência. Temos feito um trabalho de integrar os municípios. A cada reunião mais de 30 cidades participam e isso mostra união e força política”, garante o prefeito.
Meio Ambiente
Sobre este tema, Thales diz que a gestão tem um olhar muito acentuado para a questão ambiental e metas a serem cumpridas dentro de seu segundo mandato. “A Estação de Tratamento Mata Atlântica será uma realidade. Vamos enfrentar o tratamento de esgoto com uma obra de mais de R$ 25 milhões que vai levar de zero a 90% o tratamento de esgoto no município até a metade do ano que vem. A cidade que tem esgoto tratado tem melhora na saúde pública. Estamos também promovendo o Meio Ambiente na rede municipal de ensino. Temos ainda a recuperação da Mata na divisa com Passa Quatro para que a gente possa preservar nossa fonte hídrica e fazer a manutenção da água aqui em Cruzeiro, captando da Serra da Mantiqueira. É importante dizer que Cruzeiro não capta água do Rio Paraíba e sim da Serra da Mantiqueira, é uma outra forma de captação. Ainda temos o plano de arborização sendo executado pela cidade e buscamos sempre os melhores resultados possíveis”, explica Thales.
Planos Futuros
Ao final da entrevista, Thales Gabriel falou sobre os planos para a reta final de seu segundo mandato, uma vez que não poderá se candidatar a reeleição, pois, foi eleito em 2016 e reeleito em 2020. “O desenvolvimento econômico e a geração de emprego serão os itens principais. Teremos um Shopping de alto nível, do padrão de São José dos Campos. Temos algumas áreas, em Cruzeiro, muito estratégicas que percorrem toda a SP 052 que é a entrada da cidade em direção ao Sul de Minas. A expectativa é que em pouco tempo a gente possa anunciar para a população a implantação de novas indústrias. É um compromisso que a gente tem para melhorar todos os aspectos da economia com a geração de emprego. A questão da segurança pública também tem nosso olhar especial. A Guarda Municipal recebeu credenciamento e estará armada. Fizemos concurso e estamos reestruturando este serviço”, completa o prefeito.
ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.