Por Mara Cirino Em RMVale

Prefeito de Ilhabela cobra melhorias no sistema de abastecimento de água

Município foi o que mais teve problemas nos primeiros dias do ano

prefeito_de_ilhabela_secretaria_e_superintendente_discutem_abastecimento_de_agua_divulgacao_pmi

Prefeito, secretaria e superintendente discutem abastecimento de água

Divulgação/PMI

 

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, e a secretária de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães, se reuniram na segunda-feira (7) com o superintendente da Sabesp, José Bosco Fernandes de Castro para cobrar melhorias dos serviços no abastecimento de água potável no arquipélago.

O excesso de turistas e as chuvas provocaram falta d´água por excesso de consumo e problema nos sistemas de abastecimento desde o feriado de Natal. A situação ficou crônica na semana do Réveillon e se agravou com o temporal do último final de semana.

Para amenizar a situação, Bosco apresentou um plano que visa resolver a questão de abastecimento nos próximos dias de férias e feriados prolongados. A ideia é ampliar a captação na Cachoeira do Paquetá para aumentar a produção de água e fazer a troca da rede adutora, ampliando o diâmetro da tubulação que atende a estação.

Para a Sabesp, essas e outras medidas visam evitar os problemas identificados nos últimos dias. “Em condições normais Ilhabela utiliza apenas um caminhão-pipa, mas nesse final de ano acrescentamos mais cinco e logo após o excesso de contingente, no último final de semana, tivemos que utilizar um total de oito veículos e mais um no sábado para atender as cotas elevadas”, explicou o superintendente.

 

Novos reservatórios

Diante da cobrança, o engenheiro José Bosco entregou à prefeitura os projetos executivos readequados dos novos reservatórios de água dos bairros Green Park e Bexiga, que serão ampliados, além das diretrizes técnicas para a execução de redes de água e esgoto no Núcleo de Regularização Fundiária e Interesse Social do Cantagalo, na Vila, região Norte da cidade.

Os dois reservatórios terão sua capacidade de armazenamento ampliada, sendo do Green Park de 50 mil litros de água para 1 milhão de litros e o do Bexiga de 150 mil litros para 2 milhões de litros.

“Estamos trabalhando, incansavelmente, para que nenhum dos serviços essenciais falte à população, sendo a água um desses serviços. Continuaremos cobrando os órgãos responsáveis e investindo, como nunca foi feito, em captação, reservação e distribuição de água potável e redes coletoras e estações de tratamento de esgoto”, ressaltou o prefeito Márcio Tenório.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mara Cirino, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.