A Prefeitura de São José dos Campos instalou a primeira biovaleta da cidade. Biovaletas são infraestruturas verdes que atuam no escoamento de águas da chuva. E o primeiro sistema está localizado no Terminal Sul da Linha Verde, no Campo dos Alemães.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
Projetada para gerenciar o fluxo de água da chuva de maneira ecológica, ela funciona como um canal rebaixado que inclui elementos naturais como solo drenante, pedras e vegetação, com o objetivo de reduzir a vazão de água e minimizar a poluição transportada, melhorando a qualidade da água.
A utilização de biovaletas é uma abordagem eficaz para reduzir o risco de enchentes, já que a técnica usada prolonga o tempo de escoamento. Além disso, elas ajudam a promover a biodiversidade ao incorporar vegetação nativa em áreas urbanas e contribui para a gestão sustentável dos recursos hídricos.
As biovaletas são equipamentos de microdrenagem urbana dentro da definição de Soluções Baseadas na Natureza (SBN), pois englobam as ações que dependem dos ecossistemas para responder a desafios sociais, como mudanças climáticas, segurança alimentar e redução de riscos de desastres.
Estas obras de engenharia devem ser trabalhadas com os conhecimentos da arquitetura e paisagismo, biologia, geografia, entre outras ciências, para que tenham melhor funcionamento.
O equipamento está alinhado aos conceitos de Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável e com os princípios dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU: Água Potável e Saneamento, Cidades Sustentáveis e Ações contra a Mudança Global do Clima.
Em breve, novos pontos também irão receber outros sistemas de drenagem sustentável, e é importante a conscientização da população para cuidar e preservar o local limpo.
Capacitação
Em agosto, a Prefeitura de São José dos Campos promoveu a 1ª oficina do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais para cerca de 30 profissionais que atuam no planejamento, projeto, execução e manutenção da infraestrutura urbana que tenha interface com a drenagem.
Durante o evento, eles confeccionaram um modelo de jardim de chuva e puderam aprender na prática a construção e o funcionamento do dispositivo.
Estes treinamentos servem para enriquecer o Manual de Drenagem Sustentável, que está sendo desenvolvido em parceria com a USP (Universidade de São Paulo) e com apoio da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica, que tem vasta experiência em recursos hídricos e drenagem urbana e foi contratada com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.
Mulheres poderão ser acompanhadas em atendimentos médicos
Lei 14.737 foi aprovada nesta terça-feira (28)
São José registra mais de 8 mil empregos acumulados no ano
Outubro teve mais registros de carteira assinada
Estudantes de São José incentivam colegas para Provão Paulista
Prova foi remarcada para esta quarta-feira (29)
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.